IRPEN

NOTÍCIAS


Assembleia Geral define metas da nova gestão da Arpen-Brasil para o biênio 2017/2019

2017-03-13 11:57:26 - Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Curitiba (PR) - Na tarde da última sexta-feira (10/03) foi realizada na sede do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) a Assembleia Geral e posse do novo presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), Arion Toledo cavalheiro Junior, que ficará à frente da associação pelos próximos dois anos. Na ocasião, foram nomeados os novos diretores que farão parte da gestão do próximo biênio, apresentado o estatuto e definidas as diretrizes a serem seguidas para a sustentabilidade do Registro Civil. (Clique aqui e veja as fotos do evento)

 

Presidentes de Arpens de todo o País fizeram questão de prestigiar a posse da nova diretoria. Estiveram presentes cerca de 10 representantes, incluindo também alguns oficiais de Registro Civil dos Estados de São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. “Quero fazer questão de ressaltar que somos uma grande família, e que seguiremos com os mesmos objetivos que estavam sendo buscados. Mas para tanto, conto com a colaboração de todos, pois ninguém faz gestão sozinho, por isso sempre deixarei as portas abertas para receber críticas e sugestões”, disse o novo presidente.

 

Arion recebeu o apoio de representantes de todos os estados, bem como palavras de incentivo do agora ex-presidente, Calixto Wenzel, que ressaltou as conquistas durante sua gestão, principalmente a Central de Informações do Registro Civil Nacional (CRC). “Sei que o Arion fará um trabalho excepcional à frente da Arpen-Brasil, dando continuidade ao nosso carro chefe, que atualmente é a CRC Nacional, que trouxe grandes avanços para a atividade e está promovendo a integração entre estados, e saiba que sempre poderá contar comigo para o que precisar”, disse Wenzel.

 

O vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Ademar Custódio, resumiu a principal característica que o presidente deverá ter. “Para que seu trabalho seja bem-sucedido, você deverá adotar três características: paciência, paciência e paciência, porque já te adianto que não vai ser nada fácil, mas conte conosco também para tudo”, emendou, provocando risos na sala.

 

Na sequência, começaram as tratativas para as estratégias que deverão ser tomadas para os próximos dois anos. Entre os assuntos tratados, estavam o futuro do PL 1775, o PL 6651, que cria o ofício da cidadania e transforma o “Ofício Civil das Pessoas Naturais” em “Ofício da Cidadania”, o que fará com que atos relacionados ao cidadão sejam realizados pelas unidades registrais. Outro tema de relevância e que foi abordado na reunião foi a participação mais efetiva da Arpen-Brasil nos Estados que ainda não possuem uma associação formada, assim como o incentivo da criação dos fundos estaduais.

 

Também foram destacadas a importância do fortalecimento da CRC Nacional, da apresentação de propostas ao Congresso Nacional que visem a sustentabilidade do Registro Civil, por meio do grupo formado para este fim (Clique aqui e saiba mais), o ressarcimento dos assentos enviados pela serventia à CRC a partir de 1976, que já estão sendo ressarcidos como valor de uma segunda via, o acompanhamento do Sistema Nacional de Informações do Registro Civil (SIRC) e também a criação de um Livro F nos cartórios para registrar os presos.

 

Além da nomeação dos novos diretores Arion surpreendeu a todos e convidou dois participantes do evento para compor novos cargos na Associação: Christiano Cassettari, Oficial de Registro Civil do Cartório de Passo, Salvador, como Diretor Nacional para Assuntos Acadêmicos, e Priscilla Milhomem, Oficial do 4°Registro civil do Rio de Janeiro, como Diretora Nacional para Assuntos Sociais. O presidente também salientou que pretende contar, para o quadro de diretores, com as atuais diretoras da Arpen-SP, Monete Hipólito Serra e Karine Boselli, por “terem uma atuação brilhante e que tem muito a contribuir para a Arpen Brasil.

 

Após as discussões e apresentação do planejamento, Arion relembrou a todos do real objetivo de se levar adiante todos estes projetos. “Aqui estamos tratando de assuntos profissionais, mas o nosso compromisso não é conosco, e sim com a sociedade, porque sabemos que se eles nos reconhecerem, e por isso será difícil nos derrubar”, sacramentou.

 

Veja abaixo a diretoria eleita da Arpen-Brasil

 

Presidente: Arion Toledo Cavalheiro Junior (PR)
1° vice-presidente: Eduardo Ramos de Corrêa Luiz (RJ)
2° vice-presidente: Luis Carlos Vendramin Junior (SP)
3° vice-presidente: Carlos José Ribeiro de Castro (MG)
4° vice-presidente: Juliana Follmer Bortolin Lisboa (AM)
5° vice-presidente: Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa (AL)
6° vice-presidente: Anita Cavalcanti de Albuquerque Nunes (PE)
7° vice-presidente: Rodrigo Barbosa de Oliveira e Silva (GO)

1° secretária: Elizabete Regina Vedovatto (PR)
secretária: Liane Alves Rodrigues (SC)

1° tesoureira: Karen Lúcia Cordeiro Andersen (PR)
2° tesoureiro: Luiz Manoel Carvalho dos Santos (RJ)

Secretário Nacional: Leonardo Munari de Lima (SP)

 

Conselho Superior:
Calixto Wenzel (RS)
José Emygdio Carvalho Filho (SP)
Ricardo Augusto Leão (PR)
Jaime Araripe (CE)

 

Conselho Fiscal:
Luiz Fernando Eleutério Mestriner (RJ)
Elaine de Cássia Silva (MG)
Romário Pazutti Mezzari (RS)

 

Suplente do Conselho Fiscal:
Maria Salete Jereissati de Araújo (CE)
Alan Lourenço Nogueira (GO)
Luiza Gesilânia Freitas Cavalcanti de Santana (PE)

 

Conselho de Ética:
Everson Luís Matoso (SC)
Robert Jonczyk (PR)
Fernando Brandão Coelho Vieira (ES)

 

Suplentes do Conselho de Ética:
José Augusto Silveira (MG)
Alaor Mello (RJ)
Arioste Schnorr (RS)

 

Diretor Nacional para Assuntos Acadêmicos: Christiano Cassettari

Diretor Nacional para Assuntos Sociais: Priscilla Milhomem

 


2017-03-13 11:57:26 Fonte:Assessoria de Comunicação


LOGIN

Área Restrita para Associados
16/04/2024 17:19                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná