IRPEN

NOTÍCIAS


Seminário Intensivo de Transmissão Eletrônica acontece em Santo Antônio da Platina

2016-04-19 15:41:03 - Fonte: IRPEN

Santo Antônio da Platina (PR) - A 7ª edição do Seminário Intensivo de Transmissão Eletrônica promovido pelo Instituto dos Registradores das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) e pelo Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Funarpen-PR) aconteceu nesta quinta-feira (14.04) na cidade de Santo Antônio da Platina.

 
A cidade localizada no Norte Pioneiro do Estado reuniu aproximadamente 30 pessoas para acompanhar as apresentações sobre a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito estadual e interestadual, a inserção do CPF no registro de nascimento e o envio de dados ao Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC) do Governo Federal.
 
 
Para falar aos registradores da região estiveram presentes Márcio Nigro, gerente de tecnologia do Irpen-PR e Funarpen-PR, e Humberto Briones de Souza, supervisor de suporte da Central de Informações do Registro Civil (CRC), que congrega outros nove Estados da Federação.
 
 
O primeiro tema tratado foi a emissão estadual de certidões, que permite que o usuário se dirija a qualquer Registro Civil do Estado e solicite 2ª via de certidão de outra unidade paranaense. Márcio lembrou que o sistema utilizado será “o mesmo que os cartórios já estão acostumados a usar, o e-Certidões”, que possibilita que o usuário faça solicitações via internet.
 
O gerente de tecnologia explicou aos presentes o passo-a-passo sobre como requerer ou emitir uma certidão e esclareceu dúvidas sobre os procedimentos e pagamentos. “Quando estiverem usando o sistema vão surgir ainda outras questões que não previmos e é importante que nos falem. Vamos tentar aprimorar o sistema juntos”, destacou Márcio.
 
Sobre a emissão interestadual, Humberto também demonstrou o passo-a-passo do sistema que os cartórios irão utilizar, sendo que alguns já usam para emitir o CPF no registro de nascimento. Dúvidas sobre os dois procedimentos foram sanadas. “Considero a transmissão de certidões entre Estados muito válida, pois o volume de 2ªs vias emitidas pelos cartórios aumenta muito”, disse Humberto.
 
Com relação ao CPF, o supervisor de suporte destacou que, embora não seja obrigatório, é um serviço importante a ser oferecido à população. “Os pais saem muito satisfeitos, pois é um trabalho a menos, e com isso o Registro Civil está fazendo a diferença em todo o Brasil”, finalizou.
 
 
Danielle Mialski Vilas Bôas Vicente, Oficiala do Registro Civil de Santo Antônio da Platina, apontou a importância da realização dos seminários regionais. “No interior é mais difícil de tirarmos nossas dúvidas, por isso essas reuniões descentralizadas são importantes, tanto entre colegas quanto com os técnicos”, disse.
 
Sobre a transmissão de certidões, Danielle destacou que “é muito importante, pois é uma forma do cartório aumentar sua renda e de facilitar a vida do usuário que não precisa mais se deslocar para obter o documento”.
 
A Oficiala de Ribeirão Claro, Rosilei Mareca Rodrigues de Oliveira, concorda. “É um modo de poupar tempo do usuário, que é importante nos dias de hoje, já que com a correria que vivemos, tudo é feito via internet”, disse.
 
Sobre o treinamento, Rosilei ressaltou que deveria haver mais vezes. “É bom para sanar dúvidas e também para conhecermos nossos colegas da região”, completou. Para Antônio Carlos Mana Moreira, Oficial de Pinhalão, o treinamento atingiu o objetivo esperado. “Foi excelente, aprendi muito, estou satisfeito”, explicou.
 
Antônio também constatou a importância da interligação entre os cartórios do Brasil. “Dentro do Paraná temos o sistema mensageiro, que permite a comunicação entre os cartórios, mas fora do Estado isso ainda é muito difícil, e por isso é importantíssima essa integração interestadual para o nosso serviço”, finalizou.
 
Clique aqui e acesse o álbum de fotos.
 


2016-04-19 15:41:03 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
19/04/2024 15:51                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná