IRPEN

NOTÍCIAS


Umuarama recebe a 5ª edição do Seminário de Transmissão Eletrônica

2016-04-11 16:40:22 - Fonte: IRPEN

 Umuarama (PR) - Nesta sexta (08.04), o Instituto dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (FunarpenPR) promoveram a quinta edição doSeminário de Transmissão Eletrônica voltado aos registradores civis de Umuarama. 

Rodrigo Santos Lemberg, Departamento de tecnologia do Irpen e do Funarpen, abordou a transmissão eletrônica que é feita por meio do E-certidões. O sistema de emissão e atendimento apresenta a descrição do item solicitado pelo cidadão e envia as informações ao cartório acervo. Este tem até cinco dias, de acordo com o Provimento 38 nacional, para enviar ao cartório solicitante os dados da certidão. 

Além do E-certidões, alguns cartórios podem utilizar outro sistema de gestão da serventia. Neste caso, quem for usuário da Ansata pode efetuar o processo direto no sistema e, quando novas solicitações forem feitas, o próprio sistema fica responsável de informar o oficial com janelas de notificação. Em ambos os processos um e-mail de notificação será enviado ao cartório acervo e será gerado um número de protocolo.      

Arion Toledo Cavalheiro Junior, presidente do Irpen, reforçou a evolução dos cartórios frente aos desafios superados pela tecnologia. “Conseguirmos alterar um processo que antes demorava semanas para um período de cinco dias é um grande aperfeiçoamento. Por isso, é importante que estes pedidos sejam vistos pelos cartórios acervo como uma prioridade”. 

Esse progresso é visto como uma oportunidade também para os registradores de cartórios pequenos. Esse é o caso de José Batista Gregório, Oficial do Registro Distrital de Santa Mônica, que acredita no desenvolvimento da atividade por meio da tecnologia. “Embora meu cartório ainda não seja completamente informatizado, estamos incluindo o uso de computadores para o preenchimento do SIRC. A vontade de seguir adiante é grande e nossa colaboração com o envio de certidões para outros cartórios por meio do sistema pode ser um meio de conquista-la“, conta o oficial. 

CRC NACIONAL 

A transmissão interestadual foi o tema de Humberto Brione, supervisor de tecnologia da CRC Nacional. O sistema permite a requisição de certidões emitidas em São Paulo, Espirito Santo, Santa Catarina, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Além disto, as comunicações realizadas internamente pelo mensageiro podem ser feitas para os destinatários de outros estados, reduzindo o custo e o tempo necessário para envios via Correio.  

A emissão do CPF, também feita por meio da CRC Nacional, é uma das principais funcionalidades no sistema. No Paraná, a iniciativa foi lançada em dezembro de 2015 e desde então já chama a atenção de muitos cidadãos do estado. Disponível anteriormente somente no sistema da Central, após a liberação da Receita Federal, o processo poderá ser feito também via WebService, operado nos cartórios do estado principalmente pela Ansata. 


2016-04-11 16:40:22 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
29/03/2024 05:19                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná