IRPEN

NOTÍCIAS


4ª edição do Seminário de Transmissão Eletrônica chega a Londrina

2016-04-11 16:34:57 - Fonte: IRPEN

Londrina (PR) - Na última quinta-feira (07.04), o Instituto dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do estado do Paraná (Funarpen-PR) promoveram a 4ª edição do Seminário de Transmissão Eletrônica voltado aos registradores civis de Londrina. 

Rodrigo Santos Lemberg, do departamento de tecnologia do Irpen e do Funarpen, abordou a transmissão eletrônica realizada por meio do E-certidões. A iniciativa oferece aos oficiais a possibilidade de agilizar a entrega de certidões emitidas em cartórios de outras cidades e de alguns estados. Assim, quando solicitado pelo cidadão no atendimento, os dois oficiais podem finalizar o pedido em apenas um dia, sem depender do envio do documento via Correios. 

A segurança no processo é voltada para os registradores e cidadãos. Por isso, a transmissão só é feita após a apresentação de certificado digital disponibilizado via código ou token pelos dois oficiais, garantindo segurança no processo. A certidão digital conterá todas as informações que constam no livro e um selo de autenticidade em nome do cartório acervo que pode ser consultado no site da Funarpen. 

Arion Toledo Cavalheiro Junior, presidente do Irpen, reforçou junto aos presentes que os registradores que participaram dos seminários anteriores já esclareceram as dúvidas e estão utilizando o sistema em seu cartório. “Já estamos vendo a integração entre cartórios, e até estados, e para contribuir com a agilidade no atendimento é importante que haja a comunicação entre os oficiais e que eles priorizem essas solicitações”. 

Eduardo Marques de Souza Pires, Oficial do 1º Registro de Londrina e 6º Tabelionato de Notas, relatou que os avanços tecnológicos previstos para os próximos anos já estão acontecendo e se integrando às atividades de registro. “A princípio a estrutura de alguns cartórios pode não estar muito preparada, mas com o tempo percebemos que a adequação contribui com a melhora do atendimento do cartório e, principalmente, com a satisfação do usuário”, finaliza o registrador. 

CRC Nacional 

A transmissão interestadual foi tema de apresentação de Humberto Brione, supervisor de tecnologia da CRC Nacional. O sistema permite a requisição de certidões emitidas em São Paulo, Espirito Santo, Santa Catarina, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Além disto, também é possível emitir o CPF no ato de primeiro registro da criança. 

Assim como acontece no ressarcimento dos atos gratuitos, o Funarpen reembolsa também os cartórios que enviam as certidões para outros cartórios, tornando a atividade lucrativa para as unidades, e também, além de ser mais uma forma de oferecer um serviço satisfatório às necessidades do cidadão. 


2016-04-11 16:34:57 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
16/04/2024 17:09                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná