IRPEN

NOTÍCIAS


Dia do Sim oficializa casamentos em região litorânea e metropolitana do Paraná

2016-02-29 18:16:15 - Fonte:

 Mais de 300 casais se reuniram entre os dias 26 e 28 de fevereiro para oficializar seus matrimônios durante a edição do Dia do Sim do mês de fevereiro, ação que integra o projeto Irpen na Comunidade. O projeto percorreu as cidades de Antonina, Morretes, Pinhais e Colombo com o objetivo de oferecer cidadania a centenas de famílias. Os eventos, coordenados pelo presidente do Instituto do Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Jr, contaram ainda com a participação de prefeitos e demais representantes municipais.

Antonina

A cidade recebeu o “Dia do Sim” na manhã de sexta-feira (26.02) e contou com a participação da Oficial Joana D’Arc que apoiou o Irpen na realização do evento, estabelecendo contato com a Prefeitura e realizando a divulgação do evento para os munícipes. A celebração de 30 casamentos foi feita no Teatro Municipal da cidade e contou com a participação do prefeito Wilson Crio de Almeida Filho, do presidente da Câmara Municipal, Odileno Garcia Toledo, e da juíza de Direito, Louise Nascimento de Silva.     

A juíza destacou que a população da cidade é muito carente de projetos sociais e que esta ação foi motivo de muita expectativa para a população. “O casamento é a base da família, que por sua vez é a base da sociedade. Esse casamento, antes de legalizar a união, traz a realização de um sonho”.

Esse foi o caso do Jair Pereira Barcelos e Alice dos Santos Barcelos, juntos há 23 anos, que ficaram sabendo do “Dia do Sim” por meio de um aviso no teatro da cidade. O casal veio de Vitória, no Espírito Santo, procurando mais tranquilidade em uma cidade do interior. “Estava passando em frente e vi o papel informando sobre o casamento comunitário. Como Deus faz as coisas acontecerem na hora certa, resolvemos aproveitar essa oportunidade. E agora fiquei mais animado porque a cerimônia foi mais emocionante do que na igreja. Estou muito feliz”, disse o recém-casado Jair.

Para Joana, a iniciativa promove uma inclusão necessária para os moradores da região que há muito esperavam por algo parecido. “A expectativa da população no interior sempre é sobre o casamento comunitário, embora a divulgação do Irpen na Comunidade tenha despertado algumas dúvidas sobre os outros serviços. Quando as vagas do casamento já estavam esgotadas, eu só ouvia uma coisa ‘Então eu espero o próximo, você pode me avisar?’ e isso já diz tudo sobre como foi o recebimento do projeto na cidade.”

Morretes

A cidade de Morretes foi o segunda a receber o “Dia do Sim” realizado na tarde de sexta-feira (26.02), e contou com a participação da Oficial Ivonete Pazinatto Wistuba no desenvolvimento da iniciativa na cidade. Arion Cavalheiro destacou o papel do cartório na concretização do evento. “Sem o sim da Oficial não estaríamos aqui. Ela foi a primeira a dizer sim para esse projeto”. E posto isto o juiz de Direito, Fernando Adriolli Pereira, foi convidado a legalizar o casamento, seguido de uma benção do Padre Luiz Gonzaga Perez, destinada aos 49 casais que oficializaram a união naquela tarde.

 

O evento celebrou a união e muitos reencontros. Carolaine Vanessa Peres Lacerda e Joelson Araujo de Oliveira foram o primeiro amor um do outro em Jandaia do Sul. O destino fez com que Carolaine mudasse para Curitiba há 7 anos e que o casal perdesse contato, até ela resolver visitar a avó no norte do Paraná. “Quando nos encontramos já começamos a namorar e resolvi acompanha-la em Morretes. Já moramos juntos e temos uma benção a caminho, o Pietro. Foi só a mãe dela nos avisar do casamento para legalizarmos o nosso amor”, conta Joelson, apaixonado.

 

 

Já Zoleide Claudino Gonçalves e Hélio Gonçalves estavam separados há 19 anos e aproveitaram a oportunidade para demonstrar que ficariam juntos novamente. A filha Helejane Gonçalves, assistente social, informou ao pai do casamento comunitário e com o apoio da família conseguiu incentivá-los. “Essa iniciativa, além de ajudar a minha família, é muito importante para a cidade. Como assistente eu recebi muitos contatos de noivos querendo saber como fariam para participar e quando seria o próximo evento. E hoje vejo que tem muita família realizando o sonho”.

 

Pinhais

Pinhais foi a terceira cidade a receber o “Dia do Sim” realizado no sábado (27.02), incentivado por Karen Lúcia Cordeiro Andersen, oficial e vice-presidente do Instituto do Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR). “A cidade sempre aguarda os casamentos gratuitos no início do ano e o projeto do Irpen deu mais oportunidade para os casais. Agora a cidade é só alegria e eu também”.

O evento concretizou o casamento de 97 casais, com a participação da juíza de Direito, Marcia Regina Hernandez de Lima, da vice-prefeita Marli Paulino Fagundes. Desses, muitos casais se destacaram pela excentricidade. Esse é o caso das gêmeas Karla de Oliveira Zanoni e Karina de Oliveira Zanoni. “Crescemos, estudamos e vivemos juntas. Os nossos filhos, coincidentemente, também nasceram no mesmo dia, embora tenham um ano de diferença. Nada mais justo nos casarmos na mesma data e esse evento foi uma oportunidade para isso”, revela Karla.  

 

 

 

Andressa Tavares dos Santos e Lucas Vinicius Ribeiro dos Santos chamaram atenção de todos os presentes. O casal se conheceu por meio de amigos e teve o romance iniciado em 2012 depois de um beijo roubado. Quatro anos depois, com o sonho de se casar amadurecido, Andressa ficou sabendo do projeto e logo tomaram a decisão.  “Esse projeto abre portas para a comunidade, para que casais que também tem o sonho de se casar tenham uma oportunidade”.

 

 

Merenilce Camargo de Lima e Lídia Oliveira de Santana se conheceram no trabalho e moram juntas há oito anos. Ficaram sabendo do casamento comunitário e foram se informar sobre a possibilidade do casamento homoafetivo. “Felizmente ficamos sabendo que pessoas do mesmo sexo podiam se casar e que o evento do Irpen trazia uma oportunidade para oficializarmos nosso relacionamento. Mais um passo contra o preconceito”. 

 

Colombo

A quarta cidade a receber o “Dia do Sim”, já no domingo (28.02) foi Colombo, sede do Cartório da Oficial Elizabete Vedovatto, apoiadora e integrante da diretoria do Irpen. A oficial conta que sua jornada com o Irpen só aumentou sua vontade de oferecer o casamento comunitário na cidade e ajudar a comunidade. “Já participo auxiliando os casamentos nas demais cidades e agora atuei efetivamente na preparação do evento. São emoções bem diferentes”.

Durante a cerimônia, Arion Cavalheiro agradeceu o apoio da Oficial e reforçou seu empenho em levar o evento até a cidade. Iniciativa salientada também por Maria da Silva Souza, secretaria de ação social, que corroborou a participação social da Oficial.

Ao final do evento, 149 casamentos foram oficializados. Casos como o de Elizete Terêncio da Silva e Luis Adalberto Ferreira que vivem juntos há 17 anos e não haviam casado por impossibilidades financeiras. “Quando fomos morar juntos, não podemos casar porque precisamos investir nos móveis. Depois os filhos nasceram e nossas responsabilidades surgiram. Quando fiquei sabendo do casamento comunitário fiquei feliz por finalmente poder casar e realizar um sonho”, conta Elizete, emocionada.

“A comunidade tem muitas dúvidas a respeito dos documentos necessários para registrar um casamento, o que reflete a falta de informação relacionada a muitos fatores. Por isso que ser registrador civil é quase ser um assistente social. Nessa função eu consigo auxiliar as pessoas com as dúvidas que tem e, muitas vezes, até dou alguns documentos que precisam e não podem pagar. É isso que me inspira a participar do projeto Irpen na Comunidade”, disse Elizabete Vedovatto, comemorando o sucesso do Irpen na Comunidade em sua cidade.


2016-02-29 18:16:15 Fonte:


LOGIN

Área Restrita para Associados
08/05/2024 20:15                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná