IRPEN

NOTÍCIAS


Dia do Sim realiza mais de 500 casamentos na região central do Paraná

2015-10-08 16:02:43 - Fonte: IRPEN

Celebrações aconteceram em Imbituva, Prudentópolis, Turvo, Campina do Simão, Nova Tebas, Iretama, Roncador, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Manoel Ribas

 
Entre os dias 23 e 26 de setembro, o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) realizou 589 casamentos em dez cidades diferentes da região central do Estado: Imbituva, Prudentópolis, Turvo, Campina do Simão, Nova Tebas, Iretama, Roncador, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Manoel Ribas. A ação integra o projeto Dia do Sim, desenvolvido pelo Irpen-PR.
 
A equipe do Instituto foi a todas as cidades auxiliando na realização dos casamentos e, principalmente, prestigiando o trabalho dos Oficiais de Registro Civil de cada um desses municípios. 
 
 
Imbituva
 
No primeiro dia pela manhã, foram realizados 63 casamentos em Imbituva, numa parceria do cartório da cidade e do Distrito de Apiaba. O evento aconteceu no Pavilhão de Malhas da cidade.
 
 
Participaram do casamento coletivo o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o Oficial Joselito Bastos e seu substituto Matheus Bastos; o prefeito da cidade, Bertoldo Rover; e o presidente da Câmara dos Vereadores, Dirceu José de Camargo.
 
 
O prefeito destacou emocionado que o Dia do Sim “talvez seja um dos momentos mais importantes da minha vida política, porque envolve as famílias da cidade e isso é muito gratificante para quem trabalha com a cidadania”.
 
Arion falou aos noivos sobre a importância deste dia, uma vez que seria o 2º sim visto que a maior parte dos casais já vivem juntos. “O prefeito se emocionou, porque sabe a importância da família em nossa vida”, disse o presidente do Irpen-PR.
 
Um dos casais era surdo e contou com intérprete de LIBRAS.
 
 
Prudentópolis
 
Na tarde do dia 23 de setembro foram realizados 95 casamentos em Prudentópolis, no Centro do Idoso. Compuseram a mesa solene o presidente do Irpen-PR, a Oficiala Rosana Sanches, o prefeito Adelmo Klosowski, a secretária de Assistência Social Jane Diniz Poli e o presidente da Câmara José Adilson dos Santos.
 
 
O prefeito parabenizou o Irpen-PR pelo importante trabalho. “A união das pessoas é um projeto de vida para a família”, destacou. Arion agradeceu e disse que “sem a parceria da administração pública também não seria possível realizar este belo evento”.
 
 
Turvo
 
No dia 24 de setembro ocorreram 104 casamentos no salão paroquial em Turvo. Participaram o presidente do Irpen-PR; o Oficial do Registro Civil, João Maria Duarte Filho, e sua substituta, Melody Gomes Duarte; o prefeito da cidade, Nacir Agostinho Bruger; o presidente da Câmara dos Vereadores, Onézimo Ferreira; a secretária de Assistência Social, Valdete Pereira Bruger; e o vereador Vilson Ribeiro.
 
 
Arion agradeceu a presença de todos e destacou a dos vereadores. “É muito importante o Legislativo estar presente em momentos importantes como esse para a população”, disse. Aos noivos, o presidente do Irpen-PR desejou que “valorizem as famílias, quem te ama e quem te faz feliz”.
 
 
Ao final, cada casal ganhou um refrigerante e um bolo decorado para levar para casa.
 
 
Campina do Simão
 
No município de Campina do Simão foram realizados 35 casamentos no Centro de Convivência no dia 24 de setembro. Participaram da cerimônia o presidente do Irpen-PR; o Oficial João Maria Duarte Filho e seu substituto, Reginaldo Lopes; o secretário de Agricultura, Eldo Matte; e Talini Alessi, representando a Secretaria de Assistência Social.
 
 
O secretário de Agricultura falou aos noivos. “Podem ter certeza que a partir de hoje vocês ficarão mais confortáveis, regularizando sua união perante a Lei”, disse. Arion sensibilizou os presentes ao falar da diferença entre casa e lar. “Casa é parede e teto, lar é onde tem amor, é pra onde esperamos voltar todo dia, para a nossa família”, explicou.
 
 
 
Nova Tebas
 
No dia 25.09, aconteceu o Dia do Sim em Nova Tebas, com 50 uniões sendo oficializadas pelo matrimônio. A cerimônia aconteceu no salão paroquial e contou com as presenças do presidente do Irpen-PR; do Oficial de Registro Civil, Alessandro Augusto de Araújo; da prefeita da cidade, Heloísa Ivaszek Jensen; da vereadora, Izabel dos Santos Oliveira; da juíza de Direito da Comarca de Manoel Ribas, Amanda Vaz Cortesi; e da secretaria de Assistência Social, Roseli Aparecida Godoi Rodrigues.
 
 
O Oficial Alessandro Augusto de Araújo destacou que “o evento, maior da história do município, só foi possível pela união de esforços de todos os envolvidos”. A prefeita Heloísa agradeceu o Irpen-PR “por ter tido esse olhar carinhoso com Nova Tebas”. A juíza de Direito Amanda se disse honrada em participar do evento. “É importante para a comunidade reconhecer vocês como casais oficiais, a partir de hoje quando perguntados dirão que são casados e não mais amasiados ou juntados”, destacou.
 
 
Arion expressou sua alegria em levar o Dia do Sim à cidade. “Os três Poderes estão aqui representados por mulheres, é uma energia muito positiva”, disse. Aos noivos, o presidente do Irpen-PR destacou a importância de surpreender a pessoa amada. “Quem não gosta de receber um ‘eu te amo’ no meio da tarde, ou uma lembrancinha num dia qualquer? Temos que fazer quem amamos felizes para sermos felizes.”, explicou.
 
 
Iretama
 
Na tarde do dia 25 de setembro foram realizados 50 casamentos na cidade de Iretama, no salão paroquial. Compuseram a mesa solene o presidente do Irpen-PR; a Oficial Fátima Leite dos Santos; a prefeita, Afif El Bitar Saab; o presidente da Câmara, Marinalvo Flor; a secretária de Assistência Social, Zenilda Cândida Bodnar; e o procurador Márcio César de Mattos.
 
 
O vereador Marinalvo contou que também se casou em cerimônia coletiva e que “este foi o segundo casamento coletivo realizado em Iretama”. Arion falou aos noivos sobre a simbologia da aliança. “A aliança é círculo perfeito, que teve início, mas não vemos o fim, e é isso que a equipe do Irpen-PR deseja ao casamento de vocês”, disse.
 
 
Ao final da celebração, bolo para todos os convidados.
 
 
Roncador
 
A noite do dia 25.09 foi marcada pelo união de 25 casais em Roncador, no Centro de Convivência dos Idosos. Participaram o presidente do Irpen-PR; a Oficiala Maria Metchko Pinto Keller; a prefeita Marília Perotta Bento Gonçalves e o vice-prefeito, Vivaldo Lessa; a secretária da Ação Social Rosi Mari Maybuk; e Edilane Regina Gonçalves, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
 
A prefeita falou aos presentes que “a regularização da união é a confirmação da família de vocês”. Arion destacou a importância da participação da prefeitura. “A parceria do Poder Público com o Registro Civil é de extrema importância para atender bem a população”, disse.
 
 
Novamente, ao final da cerimônia casais e convidados festejaram com bolo.
 
 
Pitanga
 
Na manhã de sábado (26.09), o Dia do Sim foi realizado em Pitanga, oficializando 100 casamentos no Centro de Convivência do Idoso. Estiveram presentes o presidente do Irpen-PR; Paulo Ricardo Antunes, substituto do Oficial de Registro Civil; o prefeito Altair José Zampier e a vice, Mirna Franzoloso Galafassi; e a secretária de Assistência Social, Clea Alenski Zampier.
 
 
O prefeito agradeceu “a todos que proporcionaram este momento a cada um de nós” e desejou aos noivos que “esta união seja de muita alegria, paz e felicidade”. O presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, proferiu algumas palavras aos noivos, falando sobre a importância do respeito na relação entre o casal. O juiz de paz, Alvari Mendes de Oliveira, ratificou o que Arion havia falado aos noivos, destacando as três regras básicas do casamento: respeito, humildade e boa educação. “Os problemas da rua devem ficar na rua, não leve para dentro de casa: pendure no portão e entre.”, disse.
 
 
Após a cerimônia, o presidente do Irpen-PR, o juiz de paz e o substituto do Registro Civil de Pitanga ainda realizaram mais um casamento: o de Andreia e Vanderlei. O casal estava inscrito no Dia do Sim, porém não pôde comparecer ao evento, visto que o noivo possui dificuldades de locomoção e enfrenta atualmente as consequências de uma Meningite C na medula espinhal.
 
 
A equipe do Irpen-PR foi então até a casa dos noivos e realizou a oficialização da união dos dois. Arion desejou a Andreia e Vanderlei que “o casamento fortaleça a união que já existe, para que continuem sendo companheiros e cuidando um do outro”.

Santa Maria do Oeste
 
No município de Santa Maria do Oeste foram 27 casamentos realizados no Ginásio Esportivo no dia 26 de setembro. Participaram o presidente do Irpen-PR; o Oficial do Registro Civil, Altamir Osni Santos; o prefeito da cidade, Claudio Leal, e sua esposa Marli; o secretário do Esporte, Wilson Machado de Campos; e o pastor Rafael Amadeus.
 
 
Altamir prestou uma homenagem durante o evento a sua esposa, que faleceu quatro meses antes. “A verdadeira responsável por trazer este evento para a cidade foi a Neuli”, contou aos presentes. O Oficial também agradeceu ao prefeito e a Secretaria do Esporte “pela organização do evento”.
 
 
O prefeito destacou a importância do Dia do Sim. “É um grande projeto de cidadania executado pelo Irpen-PR e pelo Funarpen no Estado do Paraná”, disse. “Hoje esses 27 casais vão receber um documento importante: a certidão de casamento, que por algum motivo ainda não tinham e agora se integram à sociedade”, completou.
 
 
Arion, tal como fez nos outros eventos, destacou a importância dos Oficiais no projeto Dia do Sim. “Quem disse o 1º Sim para que houvesse este evento aqui foi Altamir, que aceitou trazer esse projeto para vocês, não é fácil para o cartório organizar um evento desses”, disse.

Manoel Ribas
 
No município de Manoel Ribas foram realizados no sábado (26.09) dois casamentos comunitários: um na aldeia indígena e outro na cidade. Representando o Irpen-PR nessas duas cerimônias esteve Elizabeth Regina Vedovatto, diretora do Instituto e Registradora Civil em Colombo (PR). Elizabeth acompanhou e auxiliou os colegas em todos os casamentos durante a semana e compôs a mesa das cerimônias em Manoel Ribas.
 
Responsável por levar o Dia do Sim ao município, o Registro Civil de Manoel Ribas, representado pelo substituto Marcelo Audry Benck Camargo, organizou os dois casamentos e conseguiu levar a oficialização da união a 40 casais. A juíza Amanda Vaz Cortesi esteve junto nos dois eventos no município.
 
Na aldeia dos índios Kaingang foram 20 casamentos, realizados na escola local. O cacique da tribo foi, inclusive, um dos casais que oficializaram a união. Antes da cerimônia, as funcionárias e professoras auxiliaram na arrumação das noivas com maquiagem e penteados. Ao final, foi servido um jantar para todos.
 
 
Na cidade, a cerimônia aconteceu na Câmara Municipal e uniu mais 20 casais. A prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Stipp Camilo, e seu esposo; o vice-prefeito, Moacir Comunello; e a secretária de Assistência Social, Irisonete Stipp Back, também participaram do evento.
 
O substituto do Registro Civil destacou a importância da oficialização da união. “Apenas a certidão de casamento basta para comprovar a união, isso diminui a burocracia”, disse. A prefeita exaltou a iniciativa que, segundo ela, “dá oportunidade a casais que não tinham como casar”. “Hoje vocês estão confirmando perante a Lei que são felizes”, destacou aos noivos.
 
 
Para a juíza Amanda Vaz Cortesi, “emocionalmente também faz diferença a oficialização da união, para quando forem perguntados por terceiros”. Amanda também aconselhou os noivos. “O relacionamento é como uma semente, temos que regar e cuidar para que possa crescer e florescer”, disse.
 
 
A diretora do Irpen-PR mais uma vez destacou a atuação de Marcelo, do Oficial Venício Camargo e de todos os funcionários do registro Civil de Manoel Ribas pela organização dos dois casamentos. Aos noivos, Elizabeth desejou “que a felicidade a dois continue sendo o objetivo de todos”.
 
 
O projeto Dia do Sim ainda será realizado em diversas cidades paranaenses e a próxima edição acontece no final do mês de outubro.
 


2015-10-08 16:02:43 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
26/04/2024 21:53                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná