IRPEN

NOTÍCIAS


Dia do Sim oficializa 638 uniões na região noroeste do Paraná

2015-09-04 16:11:41 - Fonte: IRPEN

 Entre os dias 26 e 29 de agosto, a equipe do Irpen na Comunidade percorreu 9 cidades realizando o sonho de centenas de paranaenses

Oficializar a união, legalizar o relacionamento, realizar um sonho, construir uma família e andar de acordo com as leis de Deus e dos homens. Esses são os principais motivos que levaram 638 casais a dizerem “Sim” na 10ª Edição do Dia Do Sim, iniciativa que faz parte do Projeto Irpen na Comunidade.  Entre os dias 26 e 29 de agosto, a equipe que realiza o projeto, liderada pelo presidente do Instituto do Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Jr, esteve presente na região noroeste do Estado, ocasião na qual 638 casais oficializaram seus relacionamentos.

Na manhã do dia 26, a cidade Janiópolis realizou seu 4º casamento coletivo, oportunidade na qual 40 casais oficializaram suas uniões. Na abertura do evento, o Registrador Civil Samuel Gomes falou sobre a experiência de ter realizado o primeiro casamento coletivo no Brasil. “No ano de 1.995 realizei o primeiro casamento coletivo que se tem história, Janiópolis, inclusive, ficou conhecida como a capital do casamento. Hoje estamos realizando o quarto casamento coletivo de Janiópolis e estamos muito felizes com isso”, afirmou.

 Logo em seguida, Elisabete Vedovatto, diretora do Irpen-PR, falou da importância do casamento para a garantia do direito dos cidadãos. “Saiu uma nova determinação da justiça recentemente, que só dá direito a pensão do INSS, caso seu cônjuge faleça, após dois anos de casamento. Somente a união estável não tem sido suficiente para a garantia de direitos”, concluiu.

A noiva Marli de Oliveira, que vive em união estável há 20 anos, vê na oficialização do casamento uma forma de ensinar seus filhos e netos. “Acho que o casamento civil é importante para que nossa família tenha um bom exemplo e nossos filhos saibam que nos casamos como manda a lei”, garantiu.

Campina da Lagoa celebra 58 casamentos

A população de Campina da Lagoa recebeu com festa mais uma edição do Dia do Sim na tarde do dia 26. Na ocasião, 58 casais contraíram matrimônio, entre eles, Solange Aparecida de Sá e Diego Santos, que moram juntos há 3 meses. “Estamos nos casando porque nos amamos muito e queremos um futuro melhor. Juntos conseguiremos isso”, declarou a noiva.

Durante a cerimônia, o promotor de justiça Marcos Antônio Lopez Stamm salientou a importância do casamento civil na garantia de direitos. “Embora a lei garanta todos os direitos a quem já vive em união estável, legalizar o relacionamento facilita o acesso a eles,” aludiu. Em seguida, Elisabete Vedovatto ressaltou a importância da oficial de registro civil de Campina da Lagoa, Cecília Lunardelli, na realização do evento. “Só estamos aqui hoje, porque a Cecília deu o primeiro sim, aceitando trazer esse projeto para a cidade”, destacou.

O Sim de Barbosa Ferraz e Aurilândia

“Essa ação de hoje é muito importante, pois está ajudando a organizar a vida dos munícipes, além de realizar o sonho de 59 casais”, afirmou Gilson Andrei Cassol, prefeito de Barbosa Ferraz, durante a realização do Dia do Sim na manhã do último dia 27, ocasião na qual 49 casais da cidade de Barbosa Ferraz e outros 10 casais de Aurilândia oficializaram suas uniões. Para Maria Clara da Silva Jorge, registradora civil de Barbosa Ferraz, o Dia do Sim teve uma importância crucial para parte da população da cidade. “Essa ação teve uma importância muito grande, principalmente para as pessoas que vivem no assentamento, pois elas não têm seus relacionamentos documentados e sem documentação eles não existem legalmente”, explicou.

O juiz de direito Renato Cigerza aconselhou os casais sobre o compromisso que estavam assumindo e ressaltou a importância da família e do amor como pilares da sociedade. “As bases de tudo são o amor e a família. Não deixem que falte amor nos lares de vocês”, declarou. Cigerza também falou sobre alguns significados do casamento. “Essa cerimônia representa um pacto entre os noivos perante o Estado”, finalizou.

Logo após, o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Jr, enfatizou a importância da participação do judiciário no evento. “A presença do juiz é primordial para que a população saiba que o judiciário é acessível e está muito próximo de nós”, afirmou.  

A noiva Maria Aparecida da Silva, que mora com o companheiro há 10 anos, aproveitou a oportunidade para oficializar sua união juntamente com suas duas filhas. “Não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo, é uma emoção muito grande me casar no mesmo dia que minhas filhas”, disse.

43 casais se unem em Corumbataí do Sul

Na tarde do dia 27, a cidade de Corumbataí recebeu a equipe do Irpen na Comunidade para a realização de mais uma edição do Dia do Sim. Na abertura do evento, o oficial de registro civil da cidade, Osney Picanço, enalteceu a escolha dos casais em regularizarem seus relacionamentos e falou sobre as dificuldades encontradas em uma união estável. “Muitas vezes os casais ficam constrangidos em dizer que vivem juntos. Após hoje eles não passarão mais por esse embaraço”, afirmou. Em seguida, o prefeito da cidade, Carlos Rosa Alves, enalteceu o papel do Irpen perante à sociedade.  “Quero parabenizar o Irpen pela importância do ato que trouxeram à Corumbataí do Sul no dia de hoje”, declarou.

O presidente do Irpen aconselhou os casais sobre a importância da família e da regularização do matrimônio, e falou sobre a simbologia da aliança, que muitos casais trocaram durante a cerimônia. “A aliança é um pedacinho da pessoa que amamos que sempre levamos conosco”, aludiu.

O juiz de direito Renato Cigerza, que foi o responsável também pela celebração da cerimônia em Corumbataí do Sul, conversou com os noivos, ocasião na qual falou sobre as maiores expectativas dos seres humanos. “A principal esperança dos homens é serem felizes. A felicidade está nos lugares mais simples, que nós menos imaginamos”, afirmou. Renato também falou sobre a relevância do projeto para os munícipes. “Com essa ação, pessoas carentes assumem seus relacionamentos e se legalizam frente ao Estado, tendo assim seus direitos reconhecidos. Esse projeto permite também que consigamos atingir essas pessoas, fazendo com o Poder Judiciário não fique alheio a elas”, finalizou.

 

Campo Mourão recebe o Dia do Sim

Na noite do dia 27, 196 munícipes de Campo Mourão e Farol disseram sim ao matrimônio. Na ocasião, o oficial de registro civil de Farol, Edson Ribeiro, falou sobre a importância da atuação do Irpen para o registro civil paranaense. “O Irpen nos fortalece, se estivéssemos sozinhos não teríamos a força que temos agora. Essas ações sociais, além de propagar o papel do registro civil pelo estado, leva esperança a famílias que não a tinham mais e uma oportunidade de transformar seus sonhos em realidade”, afirmou.

Na abertura do evento, a oficial de Campo Mourão, Ana Maria Colledan, destacou a relevância do projeto para a população mais carente. “A importância maior é a legalização do relacionamento de diversos casais e a realização do casamento gratuito  para outros. Graças ao Irpen e ao Funarpen estamos realizando essa ação, instituições que são de suma importância para o Registro Civil, pois sem eles não existiríamos mais”, salientou.

O presidente do Irpen felicitou os casais e falou sobre a importância daquele ato para a reafirmação do amor que os une. “Hoje, para muitos de vocês, é o dia do 2º Sim, que é muito mais gostoso, pois significa que o relacionamento de vocês deu certo”.  O casamento foi realizado pelo juiz de direito Edson Jacobucci Rueda Junior, que aconselhou os casais sobre como ter um casamento duradouro, além de parabenizar o Irpen-PR pelo projeto. “É uma ação fantástica, que aproxima o judiciário e os cartórios da população”, afirmou.

Para a noiva Renata Cardoso Cesáreo, que vivia em união estável há 3 anos, regularizar a união evita constrangimentos. “É feio chegarmos em um lugar e ao perguntarem se somos casados, respondermos que apenas moramos juntos. Por isso é importante legalizar a situação”, declarou.

O Sim de Moreira Sales, Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste

Em uma emocionante cerimônia, 79 casais oficializaram suas uniões na cidade de Moreira Sales na manhã do dia 28. Na ocasião, Arion Cavalheiro falou sobre a importância da oficialização do casamento. “Hoje vocês estão tornando de direito uma situação que já existe de fato”, explicou. A juíza de direito Fabiana Mathias Sato se disse surpresa pela quantidade de casais que viviam em união estável e deu a receita para um casamento feliz e duradouro. “Em um relacionamento nossa missão não é nos tornarmos felizes, mas fazer o outro feliz”, finalizou. Para o registrador civil Adalberto Pronsati, o fator mais importante do projeto é ver o sonho das pessoas concretizado. “Muitas vezes, o casal não tem recursos para oficializar sua união e através do Irpen, do Funarpen e dos cartórios, realiza esse sonho”, relatou.

No período da tarde, Tuneiras do Oeste recebeu o Dia do Sim com uma grande festa. Em um belo salão decorado, 59 casais tuneirenses e 4 casais do município de Mabará se uniram perante à lei. Para o noivo Rogério Vieira, que vive em união estável há 7 anos, o casamento civil traz segurança ao casal. “A formalidade e a legalidade que o casamento civil proporciona é de grande valia para nós”, concluiu.

Durante a celebração, o prefeito de Tuneiras do Oeste, Luiz Antônio Krauss parabenizou o instituto por suas ações sociais. “Vocês têm andando o Paraná inteiro realizando sonhos”, afirmou. Na ocasião, o presidente do Irpen-PR desejou sabedoria aos noivos para que edifiquem seus lares. “Quando unimos as duas alianças, formamos o símbolo matemático do infinito. É isso que as famílias Irpen e Funarpen desejam, que o amor de vocês seja infinito”, finalizou.

Cruzeiro do Oeste recebeu o Dia do Sim na noite do dia 29, oportunidade na qual 45 casais oficializaram seus relacionamentos. Na ocasião, o juiz substituto Leonardo Menegon ressaltou a influência que a família exerce sobre o avanço da sociedade. “Muitos dos problemas que enfrentamos atualmente na justiça são decorrentes do enfraquecimento da família como um todo. A família nasce do casamento, independentemente do sexo da pessoa”, relatou. Para Leonardo, ações como o Dia do Sim são de grande valia não só para os casais que participam, mas para toda a população. “Toda a conduta positiva feita no núcleo de nossa sociedade gera reflexos. Ao incentivar essas boas práticas é inevitável que ocorram mudanças positivas na cidade”, relatou.

Umuarama legaliza 150 casamentos no Dia do Sim

Com direito à música ao vivo, presença de autoridades, imprensa, amigos e familiares, 300 umuaramenses legalizaram seus relacionamentos na manhã do último sábado (29.08). Para o casal Jéssica Silva de Oliveira e Cláudio Dias da Silva, o casamento foi uma experiência mais do que especial, já que o filho do casal de apenas 3 dias, esteve presente em seus braços durante toda a cerimônia. “É uma experiência nova e muito boa”, garantiu Jéssica. Para o noivo, casamento civil é importante para legalizar a situação e garantir os direitos dos cônjuges. “Caso um de nós dois faleça, o outro será protegido pela lei, tanto nos direitos sociais, quanto nos direitos ao patrimônio que construímos”, afirmou Cláudio.

O deputado federal Osmar Serraglio declarou estar feliz com a ação do Irpen por regularizar a documentação de todos os paranaenses e falou aos noivos que a atitude de casar-se no civil colabora em muito com a sociedade. “Tudo na vida tem regras. Hoje vocês estão cumprindo as regras do direito, para convivermos melhor em sociedade”, concluiu. 

O prefeito da cidade, Moacir Silva, se emocionou ao cumprimentar os casais e falou sobre o que tem mais valor em uma sociedade. “Obras e conquistas não valem a pena se não conseguirmos fazer com que as famílias estejam bem”, salientou. Logo em seguido, Arion Cavalheiro agradeceu as palavras do prefeito e enalteceu o trabalho do deputado, que tem sido muito atuante no Estado. “O deputado Osmar tem a capacidade de ouvir com os olhos. Ele é o detentor número 1 da nossa Comenda institucional, denominada Pinhão do Paraná”, relatou. O presidente do Irpen se dirigiu aos casais, aos quais aconselhou sobre o valor do casamento. “Façam que seus relacionamentos sejam como a aliança, que às vezes pode perder um pouco de seu brilho, mas nunca perde seu valor”, finalizou.

Em seguida, a juíza de direito Marcia Andrade Gomes realizou a cerimônia, destacando a importância que aquele momento tinha para sua própria vida. “Nunca celebrei 150 casamentos de uma só vez. Esse é um marco para minha vida pessoal e na magistratura”, aludiu. Márcia também ressaltou a importância do Registro Civil para a sociedade. “De todos os cartórios do foro extrajudicial, o Registro Civil é o que está em meu coração. É onde ficam registrados todos os passos de nossa vida, desde o nascimento, até o óbito”, destacou.

Logo após a cerimônia, os noivos receberam a bênção de um padre e um pastor e foram agraciados com um bolo de mais de 70 quilos oferecido pela prefeitura da cidade.

 


2015-09-04 16:11:41 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
26/04/2024 08:43                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná