IRPEN

NOTÍCIAS


Tribunal cearense assina convênio para ampliar mediação de conflitos

2015-08-27 16:04:52 - Fonte: TJ-CE

 A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, o diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), desembargador Paulo Ponte, e a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras, assinaram convênio de cooperação técnica para ampliar os programas destinados a valorização da gestão de conflitos e mediação no âmbito do Judiciário cearense. A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (26/08), no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça.

A parceria tem como objetivo promover a capacitação e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos. Além disso, envolverá professores e estudantes da Unifor em projetos, ações de impacto e estágio de complementação junto as unidades do Judiciário.

Durante a cerimônia, a chefe do Judiciário cearense relembrou seu discurso de posse, realizado em janeiro deste ano. A magistrada destacou que a cultura do litígio processual tem gerado uma judicialização crescente dos conflitos e ocasionado grande volume de processos, que ameaça o funcionamento da Justiça. Por essas razões, Iracema Vale destacou a mediação e a conciliação como prioridades de sua gestão, além do ordenamento jurídico brasileiro com o novo Código de Processo Civil. “Para tanto, há a necessidade de consolidar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento aos mecanismos consensuais de solução de conflitos”, ressaltou.

Palestra - A reitora da Unifor avaliou o convênio como uma iniciativa que irá “favorecer a maior aproximação entre a academia e sistema Judiciário do nosso estado, proporcionando o crescimento de todas as instâncias e pessoas envolvidas”. Após a assinatura do convênio, foi a realizada a palestra “A Mediação de Conflitos e o Sistema de Justiça: Novos Rumos”. O tema foi conduzido pelas professoras Lilia Maia Sales, vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, e Alex Carter, pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova York). Na ocasião, foram explicados os modelos de mediação que são realizados nos Estados Unidos.

A professora Alex Carter disse que a mediação teve início nos Estados Unidos durante os anos 1970 como forma de amenizar a sobrecarga de casos no Judiciário de lá. Ela explicou que o procedimento é praticado em todos os estados, sendo os entes públicos livres para definirem a melhor forma de mediação. As duas professoras destacaram ainda que a modalidade de solução de conflitos tem obtido excelentes resultados, com a aprovação da maioria da população atendida.


2015-08-27 16:04:52 Fonte:TJ-CE


LOGIN

Área Restrita para Associados
25/04/2024 21:31                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná