IRPEN

NOTÍCIAS


Dia do Sim oficializa 603 uniões no Norte pioneiro paranaense

2015-08-11 14:16:11 - Fonte: IRPEN

 Entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, o Irpen-PR visitou 11 cidades da região, onde mais de 1.200 pessoas disseram sim ao matrimônio

 

Com o lema “Distribuindo e Celebrando Cidadania”, o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), por meio do Projeto Dia do Sim, realizou 603 casamentos, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto na região Norte pioneiro do Estado. Nesta edição do projeto, as cidades de Joaquim Távora, Quatiguá, Siqueira Campos, Tomazina, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Barra do Jacaré, Andirá e Cambará foram agraciadas com os casamentos comunitários.

A cidade de Joaquim Távora foi a primeira da região a receber o Dia do Sim, onde 21 casais oficializaram suas uniões na manhã do último dia 29 de julho. Entre eles estava Maria de Lourdes Hermenegildo e Vagner José de Oliveira, que viviam em união estável havia seis anos. “O casamento civil nos dá estabilidade, pois fica no papel, registrado.  Não é apenas uma convivência,” afirmou o noivo. Durante a cerimônia, Maria e Vagner entraram de braços dados pelo tapete vermelho representando todos os casais.

Na abertura da cerimônia, a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto, ressaltou a importância do casamento para a sociedade, além de aconselhar os noivos sobre a nova jornada que estavam iniciando naquele momento. “Cada um tem sua fórmula especial para tornar um casamento duradouro. Superar os momentos difíceis é uma sabedoria e viver os momentos felizes é uma arte. Nós, da família Irpen, desejamos que a felicidade a dois continue sendo o objetivo principal de suas vidas,” declarou a registradora. A Oficial de Joaquim Távora, Sirlene Aparecida Toso Mancera, disse que a população aderiu muito bem ao projeto. “Aqui é uma região muito pobre, eles não têm condições de pagar pelos serviços, então, a partir do momento em que anunciamos o Dia do Sim na cidade, muitas pessoas procuraram saber mais sobre os atos”, destacou.

Alguns casais da cidade de Quatiguá iriam participar também do casamento realizado em Joaquim Távora, porém não tinham condições financeiras de se locomoverem até a cidade vizinha. Sensibilizada com a história, a equipe do Irpen na Comunidade foi até o Cartório de Registro Civil de Quatiguá, onde oficializou mais quatro uniões.

Ainda na tarde do dia 29, foi a vez do município de Siqueira Campos realizar o casamento comunitário, que oficializou a relação de 49 casais. Para o Oficial de Registro Civil do município, Ademir Jácomo De Nicolelli, o Dia do Sim tem uma grande relevância social para a cidade, pois visa a regulamentação dos relacionamentos. “É um projeto muito bom, pois há muitas pessoas aqui que são “juntadas”. Com o casamento, eles regularizarão seus estados civis”, afirmou. Para o promotor de justiça Michael Junio Gebeluky, a regularização de uniões estáveis proporcionada pelo Dia do Simfacilita muito a vida dos casais, caso seja necessário impetrar uma ação no Judiciário, como também para fins previdenciários. "A comprovação da união familiar é muito mais fácil com o casamento do que com a união estável", afirmou o promotor. Já o juiz de Direito Gláucio Francisco Moura Cruvinel acredita que o casamento reforça valores numa sociedade. “É muito importante essa ação do Irpen, pois é a formalização de diversas uniões. Muitos desses casais já estão em união estável há algum tempo e falta, além de instrução, um incentivo para eles regularizarem suas situações”, aludiu o juiz. Para Nilce Vargas, escrevente do cartório de Siqueira Campos, o Instituto foi muito feliz na realização desse projeto. “Mesmo que seja algo que possa não durar muito tempo, o casamento é um momento feliz e mágico na vida das pessoas, e o Irpen está proporcionando isso hoje”, declarou.

Na noite do dia 29, foi a vez da cidade de Tomazina, em conjunto com as cidades de Pinhalão e Jabuti, realizar mais uma edição do Dia do Sim. Na ocasião, 125 casais disseram sim à oficialização de seus relacionamentos. O Oficial substituto de Tomazina, Miguel Silveira, contou que o projeto foi muito bem aceito pela população. “Essa é uma ótima oportunidade para as pessoas formalizarem suas uniões. No caso de Tomazina, todos os casais viviam em união estável”, afirmou.

Para o Oficial de Registro Civil de Pinhalão, Antônio Carlos Manna Moreira, é sempre um prazer participar do projeto. “Já é o terceiro casamento comunitário do qual eu participo e todas as vezes fazemos o limite máximo de uniões. Há muita necessidade em ser feito isso, devido ao grande número de casais que vivem juntos e que precisam regularizar sua situação civil”, enfatizou. Oto Luiz Sponholz Jr, juiz de Direito da comarca de Tomazina, acredita que ações como o Projeto Irpen na Comunidade são primordiais para garantir cidadania à população paranaense. “O Poder Judiciário, juntamente com os cartórios de todo Paraná, tem a função primordial de trazer a cidadania para mais próximo da população. Ações como essa do Irpen trazem e resgatam a oportunidade dos cidadãos de serem valorizados como tais”, salientou o juiz.

 

Santo Antônio da Platina e Jundiaí do Sul dizem Sim

Na manhã do dia 30, a equipe do Irpen na Comunidade atendeu a população da cidade de Santo Antônio da Platina. O indígena Agnaldo Carlos Ferreira procurou a equipe do Instituto para esclarecer algumas dúvidas sobre o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) e a Certidão de Nascimento. Para Agnaldo, a iniciativa do Instituto é essencial para auxiliar e informar a população sobre seus direitos e deveres. "É um trabalho necessário para a comunidade indígena, pois infelizmente não temos muito amparo relativo a isso. Um índio sem documento indígena, infelizmente, não é reconhecido pela sociedade de sua etnia", explicou. Logo após, a equipe do Irpen realizou mais uma cerimônia do Dia do Sim, onde 98 casais platinenses oficializaram suas uniões. O casal Antônio e Aparecida, juntos há 44 anos, estavam entre os noivos. Antônio sofreu um AVC há pouco tempo e Aparecida achou no casamento civil uma forma de provar o seu amor. "Agora mais do que nunca tenho certeza de que quero continuar ao lado dele até o fim", afirmou a noiva.

O prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto, agradeceu a ação do Instituto no município. “O Irpen está favorecendo muito a cidade. Trazer esse projeto para Santo Antônio da Platina é de uma importância vital, pois os casais viviam até hoje em uma situação que não era interessante nem para sociedade, nem para eles próprios”, declarou. Para o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Valdir Domingos de Souza, o casamento civil é muito mais que uma formalidade legal. “Para nós homens é normal morar junto, ser amigado. Mas isso tem um peso emocional muito grande para as mulheres, pois em qualquer lugar que elas chegam e perguntam o estado civil, elas têm que responder que são amigadas. Esse casamento coletivo mudará muito a sociedade de Santo Antônio da Platina”, salientou.

Com um sonoro “Sim!”, 25 casais oficializaram seus relacionamentos em Jundiaí do Sul na tarde do último dia 30.  Durante a cerimônia, a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto, aconselhou os noivos sobre a jornada iniciada e explicou sobre cada um dos estados civis reconhecidos pela justiça brasileira. "Só existem quatro estados civis reconhecidos legalmente: solteiro, casado, divorciado e viúvo. Somente a convivência em união estável não lhes identifica como casados, pois só o casamento civil pode lhes assegurar isso", explicou a registradora.

 

 

O Sim de Ribeirão Claro e Jacarezinho

 

A cidade de Ribeirão Claro recebeu na manhã do último dia 31 mais uma edição do Projeto Dia do Sim, onde 48 casais oficializaram suas uniões na presença de autoridades municipais, amigos e familiares. Entre eles estavam Florisvaldo Faganelli e Inês Cavalhieri, que viviam em união estável há 29 anos, relação da qual resultou o nascimento de uma filha, que foi testemunha na cerimônia de casamento civil. "Nós já estamos com uma certa idade, então decidimos nos casar no civil para garantirmos nossos direitos caso ocorra alguma coisa," afirmou a noiva.

 

Na ocasião, o presidente do Irpen-PR, Arion Cavalheiro Jr, falou aos casais que muitas vezes eles encontrarão dificuldades no decorrer do relacionamento, mas que devem ter sensatez para superar os obstáculos juntos. “A aliança que vocês usam é um círculo perfeito, que todos sabemos que existiu um começo em sua fabricação, mas não enxergamos o seu fim. Desejo que o casamento de vocês seja assim, perfeito e sem fim,” afirmou. A juíza de Direito de Ribeirão Claro, Tatiana Monteiro Furtado de Mendonça, iniciou a cerimônia com o poema “Soneto do Amor Total”, da autoria de Vinícius de Moraes. A juíza falou sobre a importância do compromisso assumido e de sua relevância para a sociedade. “Sou uma fã do casamento, acredito muito nessa instituição”. A magistrada finalizou seu discurso falando sobre o essencial para que um relacionamento seja duradouro. “Admiração e respeito são os pilares que mantêm o casamento”, declarou.

 

O município de Jacarezinho é conhecido na região por sua tradição em realizar casamentos comunitários. Porém, na noite do dia 31, o 11º casamento comunitário da cidade foi realizado em parceria com o Irpen-PR. O Dia do Sim foi recebido com grande festa pela população, onde 65 casais oficializaram suas uniões na presença de autoridades do município. Durante a ocasião, o presidente do Irpen lamentou o recente falecimento da Oficial do Registro Civil da cidade, Ana Coutinho. "A dona Ana foi a primeira a dizer sim ao nosso projeto, ao aceitar trazê-lo para essa cidade. Ela não está mais aqui fisicamente, mas com certeza seu espírito está muito alegre pela realização dessa cerimônia", declarou. Logo após o discurso, a Oficial foi homenageada pelos presentes com uma salva de palmas.

 

Barra do Jacaré, Andirá e Cambará encerram edição do Dia do Sim

 

Na manhã do dia 1 de agosto, 21 casais da cidade de Barra do Jacaré oficializaram suas uniões no Dia do Sim. Para a noiva Marcela de Freitas Calisto, que se casará na igreja no próximo dia 5 de setembro, o casamento civil é tão importante quanto o religioso. “O casamento civil é fundamental, pois nos uniremos também perante a lei, além de passarmos a ter mais direitos”, afirmou. Na oportunidade, o Oficial João Zanoni Jr falou sobre a influência do projeto na vida dos cidadãos. “É um projeto muito importante para os casais, pois acredito que se não fosse por ele muitos dos que estão aqui hoje não iriam regulamentar suas situações e continuariam em união estável, relacionamento que traz dificuldades posteriormente”, destacou.

A cidade de Andirá realizou 98 casamentos na tarde do dia 1º. Na ocasião, o prefeito da cidade, José Ronaldo Xavier, salientou a relevância do casamento para a sociedade. “Existem dois momentos especiais na vida de uma pessoa: o nascimento e o casamento”, afirmou.

Finalizando esta edição do Dia do Sim, a cidade de Cambará realizou o casamento coletivo na noite do dia 1. Na presença de autoridades municipais, amigos e familiares, 48 casais cambaraenses disseram sim ao casamento, oficializando assim suas uniões. Na ocasião, o presidente do Irpen exaltou a atuação do Oficial de Registro Civil de Cambará e diretor do instituto, Maurício Tezolin. "Quando propusemos esse projeto aos registradores civis do Paraná, o Maurício foi um dos primeiros a dizer sim. Este é um presente dele para toda a população de Cambará", declarou Arion. Tezolin destacou a importância desse dia para a comunidade de Cambará. “Para essas pessoas, a realização do casamento é a concretização do sonho de uma vida toda”, salientou.

Entre as noivas, estava Isabel Cristina da Silva, que contou como convenceu o marido a regularizar o relacionamento de 7 anos. “Tive que pressioná-lo, pois ele não queria oficializar nossa união. Fui ao cartório e fiz todos os trâmites do casamento sem ele saber, depois ele só precisou ir assinar”, declarou. Para o prefeito da cidade, João Mattar Olivato, o casamento é o ato que sela uma união. “Viver junto não é tudo, ter o registro e a bênção de Deus é o mais importante”, enfatizou. 


2015-08-11 14:16:11 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
28/03/2024 05:17                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná