IRPEN

NOTÍCIAS


Irpen-PR visita cartórios da região Norte Pioneiro

2015-08-10 18:01:07 - Fonte: IRPEN

 Instituto percorreu cartórios de 10 cidades entre os dias 29 de julho e 1 de agosto

 

Com o intuito de conhecer e agregar os registradores civis da região ‘Norte pioneiro’ do Estado do Paraná, o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Jr, a diretora da entidade, Elizabete Vedovatto, e a equipe do Projeto Irpen na Comunidade visitaram serventias de 10 cidades entre os dias 29 de julho e 1 de agosto.

O primeiro cartório visitado foi o do município de Joaquim Távora, que é administrado pela Oficial Sirlene Aparecida Toso Mancera. Localizada no centro da cidade, a serventia recém-reformada conta com duas funcionárias. Para a Oficial, o apoio e a atuação do Irpen-PR é de suma importância para os cartórios de Registro Civil paranaenses.

Já o Oficial Albanir Rodrigues da Silva, que está à frente do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Quatiguá há 36 anos, recebeu a visita da equipe do Irpen-PR na manhã do dia 29, ocasião na qual contou um pouco de sua história como registrador civil. “Em 1968 comecei a trabalhar no cartório de Guapirama e em 1976 passei no concurso e assumi uma serventia em Joaquim Távora. Em 1978 fui nomeado titular no cartório de Quatiguá,” declarou.  O Oficial também falou sobre as diversas mudanças no Registro Civil nos últimos anos e mencionou o trabalho social que realiza na comunidade há anos. “Durante todo o ano, atendemos parte da população gratuitamente. A cidade é muito carente, sei que muitos não têm dinheiro para pagar e não farão o ato se não for de graça.  Temos que fazer nossa parte”, salientou o oficial.

No município de Tomazina, a equipe do Irpen-PR visitou na tarde do dia 29 o Registro Civil, o Registro de Imóveis e o Tabelionato de Notas e Protesto, todos administrados pela registradora e tabeliã Renata Maria Estevam do Nascimento Gusmão. Com amplas instalações e localizadas lado a lado, as serventias foram construídas recentemente e abrigam todo o sistema extrajudicial da cidade.

Renata passou em concurso público e assumiu o tabelionato de notas da cidade em 2010. No ano de 2009 foi designada para assumir o Registro Civil de Tomazina e atualmente também é interina no registro de imóveis da cidade, serventia que era administrada por seu pai, falecido há poucos anos. “Como trabalhei cerca de 25 anos no registro de imóveis, foi tranquilo assumir três serventias distintas ao mesmo tempo. A novidade para mim foi o Registro Civil, mas tenho meus funcionários e minha mãe, que me auxiliam, pois sem eles seria algo impossível. Fico mais na parte de notas e protesto, enquanto minha mãe fica no registro de imóveis e o Miguel no registro civil, do qual ele é substituto”, contou a Oficial. A registradora também ressaltou o papel do Irpen-PR para os cartórios de Registro Civil do Paraná. “O Irpen nos oferece muitos cursos de capacitação e procura sempre estar próximo de nós, registradores”, finalizou.

Na ocasião, a equipe conheceu dona Pedra Estevam do Nascimento, mãe da Oficial, que trabalha com o registro de imóveis desde 1966. “Os serviços notarias e de registro melhoraram muito nesses anos. Os serventuários hoje são habilitados, antigamente muitos nem tinham o segundo grau completo. Nosso trabalho evoluiu bastante em muitos sentidos. Hoje, o Tribunal de Justiça nos dá muito mais atenção e apoio. Os sistemas, a evolução e a tecnologia facilitaram muito a nossa vida”, afirmou Pedra.

 

2ª etapa de visitas

 

No segundo dia de visitas, o Irpen-PR conheceu o Registro Civil de Santo Antônio da Platina, serventia da Diretora Regional do Norte Pioneiro, Danielle Mialski Vilas Boas Vicente, que está à frente do cartório desde 1987. Localizado no centro da cidade, o amplo cartório conta com uma equipe de 3 funcionárias. Para a diretora do Irpen, o trabalho da entidade auxilia em muito os cartórios de registro civil. “O trabalho do Irpen junto aos cartórios nos ajuda muito, inclusive aumentando o nosso faturamento com projetos como o Dia do Sim e o Irpen na Comunidade. A equipe do Instituto também está sempre à disposição para esclarecer nossas dúvidas do dia a dia”, salientou.

Logo após, o grupo conheceu o Cartório de Registro Civil de Jundiaí do Sul, que é administrado pela Oficial Lilliany do Nascimento. Localizada no centro da cidade, a serventia foi instalada no ano de 1937.

Na manhã do dia 31, a equipe do Irpen visitou o Registro Civil de Ribeirão Claro, que é administrado pela Oficial Rosilei Mareca, responsável pelo cartório há 34 anos. Durante a ocasião, a registradora mostrou o primeiro registro realizado em seu cartório no ano de 1897 e algumas relíquias que guarda da época em que sua sogra era a responsável pela delegação, como uma máquina de escrever de 1920 que ainda está em perfeito funcionamento.

"O registrador civil é como uma mãe para a população. Estamos presentes em todos os momentos importantes na vida de uma pessoa, desde o nascimento até o óbito, por isso devemos fazer nosso trabalho com excelência, pois a base do cidadão é o primeiro documento.", afirmou a registradora após ser questionada sobre a relevância do Registro Civil para a sociedade. Rosilei também enalteceu o papel do Irpen-PR em prol da classe. “O trabalho realizado pelo Irpen é o que precisávamos para levantar a moral do registrador civil,” declarou.

O Registro Civil de Jacarezinho recebeu a visita do Irpen na tarde do dia 31. A ampla serventia tem como oficial Maria de Fátima Santiago Coutinho e seu acervo conta com documentos datados de 1904, inclusive certidões de príncipes e princesas. Para a substituta Lívia Coutinho Arruda, o Irpen sempre foi fundamental para os cartórios de Registro Civil. “É uma entidade que nos ajuda e nos socorre em todos os momentos, não só em projetos específicos, mas em todos os atos que realizamos, nos quais requeremos uma orientação de como proceder”, afirmou.

 

 

Barra do Jacaré, Andirá e Cambará

 

No último dia de visitas, o Oficial de Barra do Jacaré, João Zanoni Jr, recebeu a visita da equipe do Irpen em seu cartório. Recém instalada, a serventia atende toda a população do município que tem cerca de 3 mil habitantes. O Oficial acredita que devido à falta de informação, as pessoas não dão o devido reconhecimento ao registrador civil paranaense. “O trabalho do registrador civil é de suma importância, pois regulariza todos os atos da vida de um cidadão. No dia a dia as pessoas não notam a importância e não dão valor à nossa atividade,” enfatizou João.

Em seguida, o grupo visitou a serventia de Iara de Jesus Negrão Xavier, que atende o município de Andirá. Titular do cartório desde 1988, Iara ingressou no registro civil em 1970 como funcionária de seu pai e acompanhou boa parte da evolução do extrajudicial brasileiro. “O Registro Civil sofreu bastante com a gratuidade, mas hoje conseguimos levar nossas serventias com dignidade”, afirmou.

A última serventia visitada na região Norte Pioneiro foi o Registro Civil de Cambará, que tem como Oficial um dos diretores do Irpen-PR, Maurício Tezolin. À frente do cartório há 3 anos, Tezolin trabalha com cartórios de Registro Civil há mais de quatro décadas, área da qual não pretende se desvincular. “Ser registrador civil é algo maravilhoso. Às vezes me pergunto, ‘como estou há tanto tempo na mesma profissão?’ Aí chego à conclusão de que gosto muito do faço, pois participamos de momentos importantes nas vidas das pessoas, dos quais, a maioria são bons, o que também nos faz bem”, destacou. Na oportunidade, o registrador também engrandeceu o trabalho do Instituto. “O Irpen é uma iniciativa fantástica, todo esse trabalho em prol do registrador civil e da comunidade mais carente é maravilhoso, são iniciativas perfeitas”, finalizou.

 


2015-08-10 18:01:07 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
24/04/2024 22:23                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná