14/04/2022 16:00 - Fonte: Assessoria de Comunicação – Irpen/PR
Trajetória da ex-presidente do Irpen/PR consolida ganhos significativos para a serventia e o município
Atena, cuja mitologia grega era a deusa da sabedoria, da inteligência, do senso de justiça, exerceu grande influência sobre importantes correntes intelectuais. Foi com base neste conceito que a registradora civil, Elizabete Regina Vedovatto, foi homenageada com o Prêmio Atena, entregue em uma cerimônia organizada pelo Jornal de Colombo, na região metropolitana de Curitiba-PR. A homenagem, que tem o objetivo de celebrar mulheres inspiradoras para o desenvolvimento do município, premiou neste ano a ex-presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR). A entrega do prêmio veio de encontro com a celebração aos 12 anos de titularidade do Cartório de Registro Civil de Colombo.
A serventia foi instalada em 1890, pouco depois que imigrantes italianos chegaram ao Paraná e receberam terras demarcadas que originariam o município de Colombo. Por conta disso, o cartório possui um grande acervo preenchido com histórias dos imigrantes que hoje são relembradas, segundo a registradora, pelos muitos pedidos de dupla cidadania italiana.
O início do trabalho na serventia pela atual registradora se deu por reestruturação e adequação, que teve início com a mudança de local. A decisão foi preferencialmente “para atender as necessidades especiais dos usuários, além de iniciar a digitalização do acervo e regularização das inconsistências encontradas”, afirmou a titular. Tudo isso em decorrência do longo período em que o cartório ficou sem titularidade, sendo atendido por um interino designado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
“O árduo trabalho resultou em uma facilidade para melhor atender atualmente”, disse. Tendo em vista que a titular concede atendimento ao público de forma regular, “gosto muito dessa profissão que escolhi para minha vida e entendo que dar atenção ao público e conhecer suas histórias, seus pedidos, traz muito conhecimento e gratidão”, constatou Vedovatto.
Recentemente, também o cartório foi todo reestruturado com “espaços internos aconchegantes e sala específica para as cerimônias de casamento, com direito a tapete vermelho, taças para brinde e um lindo painel fotográfico para registrar esse momento mais que especial”, contou. “Sou só gratidão a todos da equipe do Cartório Vedovatto e aos colombenses que nos ajudam a construir essa trajetória”, agradeceu.
Os colaboradores do cartório são inseridos frequentemente em palestras e cursos para aperfeiçoar as habilidades e o desenvolvimento do trabalho, visando o comprometimento com o trabalho dedicado à população. Além disso, em conformidade com recomendação do TJPR e também a fim de esclarecer as principais dúvidas dos registradores civis em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o assessor jurídico do Instituto, Pedro Giamberardino, realizou uma palestra para os cartórios de todas as especialidades do extrajudicial de Colombo abordando a lei, assim como questões importantes para a atuação de cada um dentro da serventia.
A serventia também desempenha um importante papel de informar a população sobre os serviços do registro civil e da atuação do cartório por meio das redes sociais (@cartoriovedovatto), onde compartilham também fotos dos casamentos que acontecem na serventia, já que dedicaram uma atenção e espaço especial para a celebração.
De acordo com a recomendação nº 11 da Corregedoria Nacional de Justiça, o cartório possui arquivos de segurança visando à preservação do seu acervo, além de também seguir o provimento nº 13 da Corregedoria do CNJ em relação às Unidades Interligadas, que permitem que as crianças recém-nascidas sejam registradas ainda dentro da maternidade, por meio de um posto de atendimento do cartório com acesso ao sistema de registro civil.
Reconhecimento e trabalho em prol da população fazem parte da trajetória
Ao longo dos seus 28 anos como registradora civil, dentre os quais os últimos seis anos dedicados a servir como ponte dos cartórios às entidades que representam a classe, Vedovatto foi presidente do Irpen/PR durante a última gestão de triênio de 2019 a 2021, e foi secretária da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em duas gestões, de 2017 a 2020.
Durante os últimos três anos, a registradora civil participou do projeto Irpen na Comunidade, projeto social da entidade que passou por todo o estado visando proporcionar cidadania a pequenas regiões em locais mais afastados de grandes centros ou mesmo precários de acesso a serviços.
A registradora ainda participou, por duas gestões, como membro do conselho fiscal do Sicredi Credenoreg, uma cooperativa de crédito, poupança e investimento dos escrivães, notários e registradores do estado. Também foi presidente do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Paraná de 2017 a 2019.
Vedovatto também foi premiada, por dois anos consecutivos, em outras duas categorias com destaque empresarial no seguimento, conquistados pelo excelente atendimento ao público. E por essa atuação foi convidada para integrar o grupo de mulheres empreendedoras do município de Colombo. Atualmente tem auxiliado na criação da Câmara Setorial da Mulher Empreendedora de Colombo, junto a Associação Comercial do município, com o objetivo de fomentar o comércio e elevar o nível profissional do empreendedorismo local.
Também contribui com palestras nas escolhas para os diretores e professores para atualizar as normativas, facilitando a lavratura de atas da Associação de Pais Mestres e Funcionários e ainda, atendendo ao pedido do juízo da infância de Colombo, a titular auxilia junto a maternidade do hospital Alto Maracanã com palestras informativas sobre entrega legalizada para adoção, abordando o tema também em artigo do Jornal de Colombo.