05/04/2021 17:22 - Fonte: Assessoria de Comunicação - IRPEN
Serviço distrital da cidade de 12 mil habitantes, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, busca novos serviços para trazer comodidade à população
Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, a uma hora da capital paranaense e próxima ao município de Rio Negro, a cidade de Piên tem cerca de 12 mil habitantes e características que recordam a origem portuguesa do local. Emancipada politicamente em 1961, a região foi descoberta em torno de 1850.
Mais de 50 anos depois, em 1905, Piên foi elevada à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário, com território pertencente ao município de Rio Negro. No mesmo ano, no dia 5 de agosto, foi instalado o primeiro cartório da cidade. De acordo com o atual titular do Serviço Distrital de Piên, Erlânderson de Oliveira Teixeira, o primeiro assento de registro do cartório data o ano de 1905.
Por ser a única referência de cidadania da cidade, o Serviço Distrital de Piên contempla atos de Registro Civil e Tabelionato da Notas. Segundo o titular, desde que assumiu a serventia, há quatro anos, diversas mudanças precisaram ser feitas. “Ao assumir a serventia no ano de 2017, encontrei uma serventia deficitária e com diversos problemas relacionados a erros na realização dos assentos de nascimento, casamento e óbitos. Todo o trabalho era realizado manualmente, utilizava-se apenas o software Word para todos os procedimentos”, conta.
Cartório de Piên antes da reforma nas instalações.
Após assumir a serventia, Erlânderson buscou com prontidão implementar sistemas informatizados a fim de facilitar o trabalho e agilizar todos os atos feitos no cartório. Após experiências negativas com empresas terceirizadas, o titular decidiu, em 2020, recorrer ao Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR) para implantar o software Regina – sistema desenvolvido para alcançar as pequenas serventias.
Para o notário e registrador, o processo de adaptação do software foi rápido. “O atendimento foi praticamente personalizado. Percebemos avanços significativos desde a primeira versão [do software] e, para nós, o ponto principal, e que faz toda a diferença, é ter uma equipe de desenvolvedores em contato direito com os oficiais”, comenta. “Até a implantação do sistema Regina, nossos atos eram realizados por meio do Word e os controles eram realizados com o Excel”.
Com a mudança feita no processo de registro dos atos no cartório, o trabalho de balcão ficou mais rápido e simplificado, consequentemente, gerando mais conforto e segurança para os funcionários e clientes. “Estávamos com muita dificuldade em atender pequenas demandas pontuais para a expedição de certidões (...) o preenchimento dos atos no sistema facilita muito. Reduziram-se os erros corriqueiros e houve um incremento na produtividade”, explica o titular.
Ambiente interno atual do cartório da cidade.
Mudança estrutural
Além das mudanças tecnológicas, como compra de máquinas mais modernas, instalação de internet de ponta e implantação de sistema biométrico, o cartório também passou por uma grande mudança nas instalações. Da pintura da fachada às novas cadeiras de espera, o Serviço Distrital de Piên tem como principal objetivo garantir o bem-estar da população. Com isso em mente, o titular busca novos serviços para implantar no cartório.
Antes e depois da reforma na fachada do Serviço Distrital de Piên.
Um dos principais objetivos é aproximar o cartório dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Por não ter Receita Federal na cidade, todos os atendimentos relacionados ao Detran devem ser feitos em Curitiba, Fazenda Rio Grande ou Rio Negro, as cidades mais próximas com unidade da RFB. “O Registro Civil é uma grande rede de atos que pode ser de grande benefício para a população de cidades pequenas”, diz.
Devido ao tamanho da população, o Serviço Distrital de Piên busca estar atualizado e alinhado com as novas tecnologias. “Nosso foco até o momento foi o desenvolvimento de habilidades na realização de escrituras públicas, tendo em vista que, quando assumi, esse serviço no cartório era muito precário. Hoje, com a ajuda do sistema Regina, bem como a implantação de um sistema exclusivo para o tabelionato de notas, estamos sonhando em implantar o “Ofício da Cidadania”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação - IRPEN