17/06/2019 10:30 - Fonte: Assessoria de Imprensa
Evento realizado em Maringá também debateu os Provimentos 63 e 73 do CNJ, além de apresentar a Central RTDPJBrasil A nova presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), Elizabete Regina Vedovatto, destacou os principais desafios da nova gestão durante o 23º Seminário de Trabalho Registral Civil, realizado no último sábado no Hotel Deville, em Maringá. “Vou fazer o meu melhor, e agora agregando os novos registradores, ingressos do último concurso. O Registro Civil está passando por uma grande transformação, e fico extremamente orgulhosa de ver estas pessoas dedicarem tempo, às vezes deixando a família em casa, para se dedicar a esta causa”, disse Elizabete elencando as prioridades. - Irpen na Comunidade; “Fico feliz em ver mais uma vez a casa cheia para ver a posse. Ela nasceu para servir, e isso é observável pelas atitudes dela como registradora civil, atividade essa que parafraseio com um trecho de um poema de Vinicius de Moraes, que diz: ‘que me perdoem as feias, mas a beleza é fundamental’. E eu digo: ‘Que me perdoem as outras naturezas, mas o Registro Civil é fundamental’”, pontuou. “Maringá sempre me proporciona muitas emoções. Foi aqui em Maringá que, juntamente com o Dante, há 20 anos, reativamos o Irpen, num momento tão difícil para nós, que foi a gratuidade nos atos de Registro Civil. Tive a honra de, desde então, estar presente nos 23 seminários, e digo que foram 23 anos de luta. Em especial, nesses seis anos que estive à frente do Irpen, tendo iniciado minha gestão exatamente no dia 15 de junho e, desde então, se errei tenham certeza que foi no intuito de acertar. Agora, com muito orgulho, passo essa importante tarefa para a Bete”, finalizou.
- Convênios estaduais para os Ofícios da Cidadania;
- Retomar os Seminários no PR;
- Tabela de emolumentos;
- Alteração no estatuto. A partir de agora não há mais os novos e velhos, e sim registradores;
- Compra da sede própria para o Irpen;
- Fortalecimento da CRC Nacional.
Feitas as apresentações, quem tomou a palavra foi a anfitriã e registradora civil do 2º Cartório de Registro Civil de Maringá, Maria Regina Boeira Pereira, que parabenizou a nova presidente e parafraseou Vinicius de Moraes para enaltecer a classe.
Outro que também prestigiou a posse da nova diretoria foi o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR), Francisco Pinto Rabello, que contou um pouco de sua experiência quando conviveu com a presidente. “Me sinto honrado em receber este carinhosos convite para acompanhar o Seminário e a posse da Bete, que foi minha aluna brilhante, sempre mostrando ser muita atenciosa e prestativa, característica que alguém que lida diretamente com pessoas deve ter como praxe”, contou.
Já o agora ex-presidente do Irpen Arion Toledo Cavalheiro Júnior não conteve as lágrimas para falar sobre as duas décadas em que esteve no Instituto, começando por um dos períodos mais turbulentos do Registro Civil: a gratuidade.