IRPEN

NOTÍCIAS


Dia do Sim do Irpen-PR realiza mais de 240 casamentos na divisa do Paraguai

2016-06-07 15:47:22 - Fonte: IRPEN

 Casamentos aconteceram nas cidades de Terra Roxa, Guaíra, Herculândia, Ivaté, Sabáudia, Jaguapitã, Rio Branco do Ivaí e Faxinal.

Entre os dias 1 e 4 de junho, o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) realizou 241 casamentos em diferentes cidades da região oeste do Estado do Paraná: Terra Roxa, Guaíra, Herculândia, Ivaté, Sabáudia, Jaguapitã, Rio Branco do Ivaí e Faxinal. A ação faz parte do projeto Dia do Sim da entidade.

A equipe do Irpen na Comunidade prestigiou o trabalho dos Oficiais de Registro Civil de cada um desses municípios. Nesta edição de junho, além dos casamentos comunitários, o Instituto realizou um reconhecimento de paternidade.

 Terra Roxa

A primeira ação teve início logo no dia 1º de junho pela manhã, quando foram realizados 16 casamentos na Casa da Cultura do município de Terra Roxa.

 Participaram do casamento coletivo a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto; a Oficial Ivadir Palácio Areco e sua substituta Claudia Mara Areco; o prefeito da cidade, Ivan Reis da Silva; e o presidente do Câmara Municipal Genivaldo Magnoni Bortoli, e a juíza de Direito do Município, Danielle Marie de Farias Serigati Varasquin.

 O prefeito destacou a importância do Dia do Sim. “Agradecemos ao Irpen pela realização deste trabalho. A maioria dos casais já moram juntos e não teriam condição de oficializar a união”. Elizabete Vedovatto agradeceu a presença de todos. “Estamos muitos felizes. Quero agradecer principalmente a Oficial Ivadir Areco. O evento só está acontecendo porque ela aceitou o convite e deu este presente para a cidade”, afirmou.

 

 

 

 

 Guaíra

Foram realizados 34 casamentos na cidade de Guaíra. Participaram do evento a diretora do Irpen-PR; o Oficial do Registro Civil, Fernando Cesar Ferreira Herculano; o juiz de Direito da Comarca, Christian Leandro Pires de Camargo Oliveira; o juiz de Paz, Ernâni Pereira da Silva; a diretora geral da Ação Social; Maria Elci Venâncio da Silva.

O Oficial do Registro Civil, Fernando Herculano destacou a importância da ação. “O evento contribui para a cidadania. Muitos já vivem em união estável. Embora a lei reconheça, os casais sonham com o casamento no civil. Divulgamos na rádio, escolas, igrejas e até na prefeitura. O retorno foi imediato”. Ao final do evento foi realizado um coquetel para os noivos e convidados, organizado pela Ação Social da cidade.

 

 

Herculândia

Já no dia 2 de junho foram realizados 14 casamentos no Distrito de Herculândia.  Participaram do casamento coletivo a diretora do Irpen-PR; o Oficial, Abilio Guerreiro; o prefeito municipal de Ivaté, responsável pelo Distrito, Sidinei Delai; o juiz de Direito, Matheus Pereira Franco.

O prefeito parabenizou o Irpen-PR pelo importante trabalho “Queremos parabenizar o Instituto pela iniciativa dos casamentos coletivos. Percebemos que existem hoje muitos casais que já convivem juntos, mas não possuem condição de regularizar a situação”, afirmou Sidinei Delai.

 O Oficial do Registro Civil, emocionado, falou sobre o Dia do Sim. “Esse projeto é especial! Uma forma de economia para os casais. Moramos em um Distrito com pouco serviço, muitos não possuem nem carteira assinada. Que este lindo projeto continue por muitos anos”, afirmou Abilio Guerreiro

 Neste dia aconteceu também o reconhecimento de paternidade da Valentina dos Santos Souza de apenas 3 meses. Filha de Cleber Anselmo de Souza, 41 anos e Ana Claudia dos Santos de 20 anos. “É direito da Valentina ter o nome do pai. Eu passei por uma situação bem parecida, minha mãe teve que obrigar meu pai a me registrar. Não queria que a minha filha sofresse da forma que eu sofri”, comenta Ana Claudia. 

 

 Ivaté

Na cidade de Ivaté foram 13 casamentos realizados. Participaram da cerimônia a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto; o Oficial José Luiz Bussula; o prefeito do município, Sidinei Delai; o juiz de Direito, Matheus Pereira Franco; e o presidente da Câmara Municipal, Misael Alves da Silva. 

 O juiz de Direito Matheus Pereira Franco falou aos noivos. “Esse dia é importante. Vocês estão mostrando para todos que se amam a ponto de virem até aqui e reconhecer um ao outro”.  Já Elizabete comoveu os presentes ao falar da vida a dois. “Para fazer o relacionamento dar certo precisamos as vezes sacrificar nossas vontades para ver o outro feliz. Como muito de vocês já sabem o casamento exige muito diálogo. Desejo muita felicidade e que o amor dure a vida toda”, comenta. 

 

 

Sabaúdia

No dia 3 de junho pela manhã foi a vez da cidade de Sabaúdia receber o projeto Dia do Sim e realizar 33 casamentos. Estiveram presentes a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto; a Oficial Larissa Moura; o prefeito municipal Edson Hugo Manueira; o secretário da Assistência Social, Jesiely Aparecida Pereira Lima e a juíza de Paz Renata Belançon de Barros Ferro.

O prefeito destacou que todos os casais já convivem em união estável. “ Hoje estamos oficializando o relacionamento de vocês. Primeiramente quero agradecer ao Irpen pela iniciativa. Agradeço ao cartório Moura por aceitar este projeto e também a equipe da Secretaria de Ação Social.  Fiquei muito feliz pelo convite e honrado por me tornar padrinho de todos os casais aqui presente. Agradeço mais uma vez este projeto maravilhoso”, afirma emocionado.

A juíza de Paz Renata Belançon de Barros Ferro também se disse honrada pelo convite. “Foi uma honra, porque estou participando do sonho das pessoas que sempre tiveram vontade de casar, mas não possuíam condição”.  A Oficial do cartório Larissa Moura complementou. “Eu fiquei feliz quando recebi a ligação da equipe do Irpen disponibilizando as 50 vagas. Acho esse um trabalho maravilhoso”. Os noivos e convidados foram presenteados por um coquetel.

 

Jaguapitã

Foram realizados 50 casamentos na Casa da Amizade da cidade de Jaguapitã. Participaram do evento a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto; o Oficial do Registro Civil da cidade, Brígida Milena Anunciação; o juiz de Direito do município, Ricardo Mitsou Abe; a juíza de Paz, Elizangêla Cristina Ferreira; e o secretário de Assistência Social, João Paulo Gomes Ferreira.

A Oficial do Cartório de Registro Civil ficou surpresa pelo resultado da celebração. “Nunca poderia imaginar que tantas pessoas buscariam oficializar o casamento. Estou muito feliz pelo projeto. Fazemos em média apenas 3 casamentos e conseguimos um número muito grande. Agradeço ao Irpen pelo convite”.  

O juiz de Direito deixou uma mensagem aos noivos. “No casamento tanto a esposa como o marido devem assumir um ao outro não como uma cópia de si mesmo, mas como realmente cada um é. Um casal precisa contornar as dificuldades com amor e compreensão. Precisam juntos construir os seus objetivos”, afirmou Ricardo Mitsou Abe. 

 

 

Rio Branco do Ivaí

Na manhã do dia 4 de junho foram realizados 31 casamentos na cidade de Rio Branco do Ivaí, na quadra de esporte da cidade, com direito a coquetel aos noivos.

Estiveram presentes a diretora do Irpen-PR; o Oficial do Registro Civil, Edgard Lemes Gonçalves; o prefeito municipal, Geroncio José Carneiro Rosa; o juiz de Paz, Paulo Sergio Ferreira da Silva, o vereador Antônio Gomes e o Secretário de Esportes, Gilberto De Oliveira. 

O prefeito falou que o dia vai ficar para a história da cidade. “Este é um momento muito importante e não será esquecido por todos nós. Agradeço a todos que ajudaram na realização desse evento principalmente ao Irpen”, disse. “O Irpen e o Funarpen deram um presente a essas famílias ajudando a oficializar a união. Moramos em um lugar de pouca renda, então a gratuidade foi ótima para a população”, afirmou o Oficial do Registro Civil, Edgard Lemes Gonçalves.

 

 

Faxinal

Encerrando esta etapa do projeto Irpen na Comunidade, foram oficializados 50 casamentos no município de Faxinal.  Estiveram presentes a diretora do Irpen-PR, Elizabete Vedovatto; a Oficial do Registro Civil, Lenir da Silva Ravaneda; o prefeito municipal, Adilson José Silva Lino; o presidente do Legislativo, Fernando Decarle de Campos, o promotor de Justiça, Guilherme Franchi da Silva Santos; a assistente social Ana Rachel Bueno; o juiz de Paz Celso Santa Rosa; o pastor Fabio Vinicius Firbida e o padre Adeventino Alves de Olveira.

Neste dia ocorreu um casamento em família. Ivone Fontes e seu marido Manuel Amanso se casaram. Além deles a filha Thábata Larissa se casou Alison Carvalho e, por fim, os pais de Alison, Julho César e Siará contraíram matrimônio. “A comunidade de Faxinal ficou honrada. Algumas pessoas já convivem há anos e nunca conseguiram oficializar a união. Esse projeto é especial e deve continuar. Gostaríamos que um dia possa retorne à cidade”, afirmou a Oficiala Lenir da Silva Ravaneda.  

 

 

O Dia do Sim e o projeto Irpen na Comunidade voltam a visitar municípios do Paraná no mês de novembro.

 


2016-06-07 15:47:22 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
25/04/2024 08:28                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná