IRPEN

NOTÍCIAS


Ponta Grossa recebe 8ª edição do Seminário Intensivo de Transmissão Eletrônica

2016-04-25 09:19:06 - Fonte: IRPEN

Ponta Grossa (PR) - A 8ª edição do Seminário Intensivo de Transmissão Eletrônica promovido pelo Instituto dos Registradores das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) e pelo Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Funarpen-PR) foi realizada na última sexta-feira (15.04) na cidade de Ponta Grossa e reuniu cerca de 40 pessoas.

Foram debatidas a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito estadual e interestadual, a inserção do CPF no registro de nascimento e o envio de dados ao Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC) do Governo Federal.

Para apresentar os tópicos aos registradores, estiveram presentes Márcio Nigro, gerente de tecnologia do Irpen-PR e Funarpen-PR, e Humberto Briones de Souza, supervisor de suporte da Central de Registro Civil (CRC), que congrega outros nove Estados da Federação.
 
 
O primeiro assunto tratado foi a emissão estadual de certidões, que permite que o usuário se dirija a qualquer Registro Civil do Estado e solicite a 2ª via de certidão de outra unidade paranaense. Márcio aconselhou que os cartórios façam a gestão das informações enviadas ao Funarpen, “para que não ocorram erros no sistema de solicitação de certidão”.
 
O gerente de tecnologia explicou aos presentes o passo a passo sobre como requerer ou emitir uma certidão e esclareceu dúvidas sobre os procedimentos e pagamentos. “Para solicitar certidões de dentro do Paraná, vocês devem utilizar o sistema estadual eCertidões, já para os pedidos para fora do Estado, deve ser utilizado o sistema da CRC”, detalhou.
 
Com relação à emissão interestadual, Humberto demonstrou também o passo a passo do sistema que já é conhecido por alguns na emissão do CPF no registro de nascimento. Sobre a importância de atender de forma rápida as solicitações de certidão, Humberto destacou que “o Brasil tem realidades muito diferentes, mas é preciso se esforçar em prestar um serviço de qualidade e com rapidez, para mostrar as vantagens do sistema eletrônico. Isso é importante, pois tem muita gente de olho na atividade.”.
 
 
Robert Jonczyk, presidente do Funarpen-PR e da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), destacou que a transmissão eletrônica de certidões “traz melhorias no serviço e reconhecimento da população e das instituições como Tribunal de Justiça e Governo”, destacou. “Estamos falando de certidão física, mas já temos que estar de olho na 100% digital”, apontou.
 
Sobre o seminário, Robert explicou que “é importante para esclarecer algumas dúvidas e aproximar os cartorários dos colaboradores das instituições, porém mais importante ainda é o suporte por chat e telefone, pois o volume de trabalho no interior não é tanto, demora a prestarmos esses serviços e nos acostumarmos com o sistema, por isso é importante esse suporte ao longo tempo”.
 
 
Álvaro Sady de Brito, registrador civil em Ortigueira (PR), avaliou positivamente o Seminário. “É muito importante para sanar as dúvidas e também para treinamento dos funcionários, porque com a aplicação desse sistema teremos agilidade e mais segurança quanto à solicitação de certidões”, completou.
 
Matheus Bastos, responsável pelo Registro Civil de Imbituva (PR), apontou que “a transmissão eletrônica vai trazer o balcão de outros cartórios para o Registro Civil das cidades menores”. “Na minha cidade tem bastante procura de certidões, principalmente de outros Estados, e por enquanto ainda é oneroso, porque faz solicitação por e-mail e recebe pelos Correios. Com a certidão eletrônica isso fica muito fácil, conseguimos atender as partes na hora”, destacou.
 
Clique aqui e acesse o álbum de fotos.


2016-04-25 09:19:06 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
18/04/2024 21:50                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná