IRPEN

NOTÍCIAS


Cartório promove casamento coletivo de 96 casais no Paraná

2015-03-05 12:49:05 - Fonte: Site Bonde

 O dia 14 de março será especial para 96 casais residentes na cidade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC). Eles se inscreveram para participar do casamento coletivo que será realizado no munícipio nessa data. O evento começará às 19 horas no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) da Secretaria de Educação e faz parte das comemorações pelo aniversário de 23 anos da cidade. 

A cerimônia de Pinhais conta com o apoio da prefeitura da cidade, Poder Judiciário, Sesc Paraná e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR). Todos os casais residem na cidade, são de diferentes faixas etárias e nenhum deles terá que desembolsar nada para participar da cerimônia. "O casamento coletivo visa dar oportunidade a todas as pessoas que não podem arcar com os custos, é um evento gratuito e um momento de realização para todos os casais" conta Karen Lúcia Cordeiro Andersen, oficial do Cartório de Registro Civil de Pinhais. 

A cerimônia será realizada pela desembargadora Joeci Camargo, a juíza de paz presente e o prefeito de Pinhais também devem comparecer para prestigiar esse dia especial. A iniciativa é uma demonstração da preocupação dos cartórios em cumprir o seu papel social e apoiar a população. Muitos desses casais aguardam há anos pela oportunidade de casar oficialmente. O casamento civil é um tipo de união civil em que o Estado concede direitos e impõe obrigações ao casal. A oficialização da união tem diversos efeitos jurídicos como, por exemplo, a escolha do regime de bens entre os cônjuges e o acesso a benefícios sociais de programas do governo. "É bom ressaltar a importância do registro civil e o papel dos cartórios na prestação do serviço e no cumprimento de sua função social", explica Karen. 

A cidade de Pinhais completa 23 anos no dia 20 de março e a celebração de casamentos comunitários já é tradição dentro das comemorações, o evento está inserido no programa Justiça no Bairro que busca levar serviços jurídicos mais diretamente aos bairros, conduzindo o poder judiciário até a população mais carente. Desde 2009 foram realizados mais de 600 casamentos em Pinhais. O programa atende também outras cidades da RMC e também a capital Curitiba. Em dezembro, realizou o casamento de 800 casais na Arena da Baixada, nesse evento foram atendidos os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. 

Para os casais que há tempos sonhavam com a formalização da união, o dia não deve decepcionar. São esperados líderes religiosos, música e um clima de festa para que os noivos possam compartilhar em conjunto esse momento especial.


2015-03-05 12:49:05 Fonte:Site Bonde


LOGIN

Área Restrita para Associados
29/03/2024 12:54                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná