IRPEN

NOTÍCIAS


Campanha CRIANÇA CIDADÃ possibilita certidão de nascimento a paranaense de 76 anos

2014-12-11 13:12:20 - Fonte: TJ-PR

 ssa semana, no Cartório de Registro Civil do município de Palmas, aconteceu um dos momentos mais marcantes da campanha estadual "CRIANÇA CIDADÃ - Toda Criança tem Direito ao Registro Civil de Nascimento", promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Aos 76 anos de idade, João Maria Fortes Romeiro, nascido em 23 de julho de 1938, tornou-se um cidadão brasileiro. "Só por esse registro em especial, toda a campanha já valeu à pena", afirmou o Coordenador da campanha, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

 
De acordo com o Desembargador a finalidade do CRIANÇA CIDADÃ é resgatar a cidadania e promover a dignidade da pessoa humana. "Aos 76 anos, o Senhor João Maria compareceu no cartório e passou a existir como pessoa", ressaltou o Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
 
Antes do lançamento da Campanha, em 17 de novembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,8% da população do Paraná não possuía registro de nascimento. Ainda de acordo com o IBGE, as principais causas da falta do registro de nascimento são a distância do cartório, custo de deslocamento, desconhecimento da importância do registro, ausência de cartórios no município, dificuldade de implementação de fundo compensatório para os atos gratuitos e finalmente filhos que não têm o reconhecimento inicial paterno.
 
A Campanha será encerrada na próxima segunda-feira (08/12) e tem o objetivo de promover o registro civil de todas as crianças do Estado do Paraná. Durante esse período, com o apoio dos meios de comunicação, a campanha foi divulgada em várias regiões do estado por meio de rádios e televisões.
 
A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpens), Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen), Itaipu Binacional, e Rede Paranaense de Televisão (RPC). 


2014-12-11 13:12:20 Fonte:TJ-PR


LOGIN

Área Restrita para Associados
18/04/2024 00:14                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná