IRPEN

NOTÍCIAS


Convênio entre Irpen-PR e TJ-PR autoriza emissão de RGs nos cartórios

2014-12-10 18:02:52 - Fonte: IRPEN

Convênio foi assinado por meio de parceria entre Irpen-PR, TJ-PR e Governo do Estado do Paraná.

Curitiba (PR) - Na tarde desta segunda-feira (08.12), Dia da Justiça, durante sessão no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) foram firmados dois importantes convênios referentes ao Registro Civil paranaense, a autorização para os registradores civis paranaenses emitirem Carteiras de Identidade (RG’s) e o acesso dos magistrados ao e-Certidões para solicitações de certidões.

Participaram das assinaturas dos convênios o presidente do TJ-PR, Guilherme Luiz Gomes; o 1º vice-presidente do TJ-PR, Paulo Roberto Vasconcelos; o Corregedor Geral da Justiçado do TJ-PR, Eugênio Achille Grandinetti; a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, representando o Governador do Estado; o Corregedor da Justiça do TJ-PR, Robson Marques Cury; o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), Robert Jonczyk; e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Bacellar Portugal.

Para o presidente do TJ-PR, a resolução conjunta entre o órgão e o Governo que permite a emissão de RGs pelos cartórios de Registro Civil vai possibilitar que “no futuro as crianças já saiam com sua certidão de nascimento e carteira de identidade nos primeiros dias de vida, o que dificultará os sequestros e roubos de bebês”.

A Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, também destacou a importância da medida para a cidadania. "Tanto a certidão de nascimento como a carteira de identidade são documentos importantíssimos de cidadania, sem os quais o cidadão não pode ter acesso a uma série de direitos civis", disse.

Segundo Arion Toledo Cavalheiro Júnior, “essa resolução vai aumentar o número de postos de atendimento à população no Estado, contando com as 537 serventias de Registro Civil, presentes em todos os municípios”. Além disso, o tempo de espera do usuário também deve diminuir. Hoje a média é de 20 dias para a emissão e no futuro será de apenas três. Arion ressaltou que “os registradores civis têm a maior capilaridade para atender as pessoas e temos o maior orgulho do bom serviço que prestamos”.

De acordo com a resolução, a partir de 2015 os cartórios poderão passar a emitir o documento, mediante treinamento junto ao Instituto de Identificação, órgão que atualmente é o responsável pela emissão dos documentos.

Outros convênios

Ainda na mesma solenidade foi assinado um convênio entre TJ-PR e Irpen-PR para que os magistrados possam acessar a base de dados do Registro Civil para realizar pesquisas e solicitar certidões pelo portal E-Certidões, sistema no qual os cartórios podem fazer também transmissões de certidões entre si.

Este é mais um serviço que entra em funcionamento para auxiliar a população, que não terá mais que se deslocar até o cartório onde se encontra seu registro originário. Bastará ao usuário ir à serventia mais próxima e todo o processo será feito via internet, com a certidão sendo será entregue no cartório onde o usuário à solicitou.

Também prestigiaram o evento registradores de outros Estados do País, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.


2014-12-10 18:02:52 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
28/03/2024 19:22                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná