IRPEN

NOTÍCIAS


Projeto inédito “Irpen na Comunidade“ atende à população do Oeste do Paraná

2014-10-23 15:17:35 - Fonte: IRPEN

 No dia 16 de outubro, o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Funarpen) inauguraram a primeira etapa do inovador projeto Irpen na Comunidade, com ações nas cidades de Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste e Cascavel. 

 A iniciativa tem como objetivo prestar auxílio  e realizar documentação gratuita de registros de nascimento, casamento e óbito, além de segundas vias de certidões, registros tardios e reconhecimento de paternidade em todo o Estado do Paraná.

 

 

O projeto é dividido em duas etapas: a primeira destinada em garantir cidadania para a população e erradicar o subregistro civil (número de crianças que não possuem o registro de nascimento) no Paraná por meio do Cartório Móvel. O segundo é a realização do Dia do Sim, evento destinado à realização de casamentos coletivos para a população carente.

Segundo o presidente do Irpen, Arion Toledo, "o Paraná é o segundo  Estado com menor índice de sub-registro no País e praticamente não temos crianças sem registro. Nosso índice é de 0,2%, o que nos orgulha muito porque o registrador está direto em contato com a comunidade". Para o Oficial de Vera Cruz do Oeste, Ozualdo Elias Pereira, esse projeto é importante para o município porque "facilita às pessoas terem acesso maior à justiça".

 

 

Já a Oficiala Cleide Mazzarollo Marques, do Registro Civil de Céu Azul, ressaltou os resultados positivos do evento coordenado pelos próprios registradores. "A partir do momento que nós passamos a organizar os casamentos comunitários, houve maior divulgação e presença das pessoas", explicou.

Em Matelândia, o Oficial Nelson Kamei relembra que desde 1995 realiza casamentos comunitários no município. “Foi com grande alegria que mais uma vez realizamos esse evento, que regulariza a situação dos casais que estão juntos ou que não têm condição de pagar", comenta. Segundo Arion Toledo, "o Kamei  sempre foi um grande colaborador e diretor.  Ele está sempre envolvido com a comunidade”, explicou. 

 

 

Além dos casamentos coletivos, o Irpen e o Funarpen também organizaram um Cartório Móvel para atender a população, com uma tenda de atendimento para orientar os cidadãos. Um dos moradores de Matelândia, João Batista Moreira, procurou a organização para tirar dúvidas sobre o procedimento necessário para conseguir o registro de nascimento no Brasil. “Minha família é brasileira. Somos de Toledo, mas meu pai morou no Paraguai durante um tempo, onde eu conheci a minha namorada . Depois, voltei para Matelândia com ela e agora queremos casar”, explicou.

 

 

Segundo Arion Toledo, todos os municípios receberão as ações do Irpen na Comunidade, com o atendimento no município de Francisco Beltrão no dia 8 de novembro e Guarapuava em dezembro.


2014-10-23 15:17:35 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
19/04/2024 13:10                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná