IRPEN

NOTÍCIAS


Projeto Dia do Sim do Irpen-PR celebra a união de 400 casais na região Oeste do Paraná

2014-10-22 10:31:15 - Fonte: IRPEN

 Cascavel (PR) - Ao longo da última semana, o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) celebrou a união de cerca de 400 casais na região Oeste do Paraná. Ao todo foram 45 casamentos em Matelândia, 70 em Céu Azul, 35 em Vera Cruz do Oeste e 240 em Cascavel. O Dia do Sim, projeto realizado em parceria com o Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais (Funarpen), tem como objetivo auxiliar a população carente do Estado a ter acesso aos serviços de cidadania.

Nas cerimônias realizadas nas cidades, Arion Toledo explicou sobre a importância do projeto Irpen na Comunidade. “O Irpen está inaugurando hoje o projeto Irpen na Comunidade, combinando com o Dia do Sim. Esse projeto atende toda a população paranaense no combate ao sub-registro, que são as crianças que ainda não tem registro de nascimento”, disse. O presidente do Irpen-PR também enalteceu o Fundo de Apoio ao Registrador Civil do Paraná (Funarpen), responsável pelo ressarcimento dos cartórios que participaram do evento.

A juíza de Direito que celebrou as cerimônias, Patrícia Mantovani Acosta, esteve presente nos casamentos de Matelândia, Céu Azul e Vera Cruz do Oeste. “Essa iniciativa do Irpen é muito importante para a sociedade porque formaliza as relações que já existem”, comentou. A Oficiala do 1º Subdistrito de Cascavel, Marina Esteves, seguiu a mesma linha de raciocínio. “Essas ações são muito importantes, porque regularizam os casais que já estão juntos há 20, 30 anos e que às vezes não tiveram condições de legalizarem sua união”, disse. Elizabeth Gomes, moradora de Matelândia, foi uma das pessoas beneficiadas pelo projeto. “Estou com meu marido há 11 anos e já estava passando da hora de oficializarmos. Agora estamos aproveitando para realizar o nosso sonho”, disse.

Sob a responsabilidade dos Oficiais da região, grande divulgação foi realizada e parcerias com órgãos públicos foram feitas para que os eventos fossem organizados e decorados. No município de Céu Azul, Natália Ostan e Welligton Soares foram um dos casais que participaram da celebração graças a propaganda do evento. “Ouvimos sobre o projeto na rádio e corremos atrás para saber mais informações”, comentou a noiva. Com cenários caprichados, os casais puderam atravessar o salão em um tapete vermelho e, no caso de Vera Cruz do Oeste, ramos de flores foram entregues para as noivas completarem o visual.

Para o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, realizações como o Dia do Sim são muito importantes para a sociedade. “Quero cumprimentar o Irpen porque esse movimento social realiza muitos sonhos. Imagine quantos casais ao longo da vida e com filhos grandes ainda não tinham conseguido oficializar a união, e hoje, em Cascavel,  240 casais realizaram o pacto nupcial”, elogiou o prefeito. “O que antes era um sonho, agora passa a ser realidade”, completou.

Os próximos municípios a receber o projeto do Irpen na Comunidade e Dia do Sim serão Francisco Beltrão, em novembro, e Guarapuava em dezembro.



 


2014-10-22 10:31:15 Fonte:IRPEN


LOGIN

Área Restrita para Associados
28/03/2024 08:54                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná