IRPEN

NOTÍCIAS


Clipping- O Paraná: Dia do Sim une setenta casais em Céu Azul

2014-10-21 10:29:44 - Fonte: Jornal O Paraná

 Setenta casais oficializaram a união durante o casamento coletivo que foi realizado ontem, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O Dia do Sim é uma promoção do Irpen (Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná) e do Funarpen (Fundo de Apoio de Registro Civil das Pessoas Naturais), em conjunto com o Cartório Mazzarollo. A ação contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social.

Essa foi a primeira edição realizada no município e, segundo a secretária de Assistência Social de Céu Azul, Dilva Basso, o número de participantes surpreendeu. “A Secretaria de Assistência Social atendeu todos aqueles que queriam oficializar a união. A contribuição do município foi a de fazer um levantamento da demanda e preparar o salão para recebê-los”, relata Dilva.

Entre os jovens casais estavam Lais dos Santos e Jeferson Luis Petri, ambos com 23 anos. “Após dois anos de namoro decidimos casar. Além do nervosismo, foi uma alegria muito grande”, diz a noiva.

No casamento coletivo havia também aqueles que comemoraram as bodas de prata oficializando a união. É o caso de Josiel dos Santos (47) e Eva Fátima Ribas (42). “Agora que nos casamos vamos preparar a celebração na igreja dos 25 anos de união. Nossos netos poderão participar e levarão as alianças até o altar”, conta Eva.

Conforme o prefeito de Céu Azul, Jaime Basso (PDT), o apoio da Justiça foi fundamental para que os casais pudessem regularizar sua situação. “O Dia do Sim foi responsável pela resolução de 70 problemas, e é uma satisfação poder ajudá-los. Todos os processos jurídicos foram feitos gratuitamente”, explica.  Mesmo acostumados a viverem em união estável por 16 anos, Silvana Vargas (36) e Alcione Vargas (34) realizaram dois casamentos no mesmo dia. O primeiro deles antecedeu a cerimônia civil, organizando a celebração religiosa. “O dia de hoje [ontem] foi muito especial. Pude realizar um sonho. Foi emocionante”, afirma a noiva.

Além dos noivos, participaram da solenidade padrinhos e familiares, além da juíza Patrícia Mantovani Acosta, o presidente da Câmara de Vereadores, Telmo Cardoso, o presidente do Irpen, Arian Toledo Cavalheiro Junior e a registrados do serviço distrital de Céu Azul, Cleide Mazzarollo.

Aniversário

Segundo o prefeito Jaime Basso, o casamento coletivo fez parte das comemorações dos 48 anos de Céu Azul. Neste fim de semana haverá o tradicional rodeio. “A programação iniciou com o baile da escolha da Miss Céu Azul, retomado depois de 14 anos, além do café colonial e um show gratuito na praça central. A festa continua até o fim de outubro”, diz Basso.

Em Cascavel

Hoje, 234 casais participarão de um casamento coletivo organizado pelo Irpen, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, a partir das 18h.


2014-10-21 10:29:44 Fonte:Jornal O Paraná


LOGIN

Área Restrita para Associados
29/03/2024 04:42                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná